Dia Mundial da Alimentação: Fantasma da fome volta a assombrar o Brasil

Ao saudar na tribuna da Câmara o Dia Mundial da Alimentação, comemorado na segunda-feira (16), o ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome do governo Lula, deputado Patrus Ananias (PT-MG) citou o legado dos governos Lula e Dilma que tirou o Brasil do Mapa da Fome.

“Em 2014 a FAO anunciou que o nosso país era o exemplo a ser seguido no mundo em termos de políticas de erradicação da fome e da miséria. A FAO anunciou solenemente a saída do Brasil do Mapa da Fome”, lembrou o deputado.

Responsável pela implementação de um dos maiores programas de inclusão social do governo do ex-presidente Lula, o Bolsa Família, Patrus disse que em dez anos o PT no governo provou que “a humilhação da fome e da miséria extrema eram resultado dos governos de elite que, durante séculos, transformaram o ato de governar, unicamente, na transferência das nossas riquezas para os senhores da Casa Grande”.

Observou o deputado que antes de 2003, período em que o país era governado pelo PSDB, o Brasil frequentava com destaque o Mapa da Fome por não ter enfrentado o problema que sempre afligiu o país, da fome e da miséria.

“Com os governos do PT o Brasil resgatou uma dívida histórica, reduzindo de 24% em 2004, para 7% em 2014, a parcela da sociedade brasileira que vivia abaixo da linha de pobreza, segundo dados do centro de política social da Fundação Getúlio Vargas”, citou Patrus.

De acordo com o deputado, os avanços sociais observados no Brasil a partir da segunda década de 2000 foram tão significativos que mesmo países com padrão de desenvolvimento mais elevado passaram a implantar internamente instrumentos assemelhados aos desenvolvidos pelos governos do PT. “Um exemplo foi a Itália que, recentemente, em março de 2017, instituiu um programa de distribuição de renda baseado no programa Bolsa Família brasileiro”, observou.

Lamentou o parlamentar o fato de o Brasil, em virtude do golpe, voltar a frequentar o Mapa da fome. Segundo ele, um novo relatório internacional apresentado por organizações sociais e institutos de pesquisa à ONU aponta o perigo que ronda o país nesse sentido.

“O número de brasileiros que vivia abaixo da linha de pobreza aumentou para cerca de 11% em 2016, incluindo 1,2 milhão de famílias que o governo golpista retirou do programa Bolsa Família no ano passado. Como, em média, cada família tem 3,6 membros, isso representa 4 milhões e trezentas mil pessoas, a maioria crianças”, explicou Patrus citando o relatório.

“O velho fantasma volta a assombrar famílias, não só no Nordeste e Norte, mas, em todo País”, sentenciou Patrus Ananias.

Benildes Rodrigues

Foto: GustavoBezerra/PTnaCâmara

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100