O deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ) vai formalizar nesta semana petição ao Ministério Público do estado do Rio de Janeiro para que seja investigado o Keno, jogo liberado pela Loterj em bares e restaurantes como “loteria mista”. Segundo o parlamentar, trata-se de uma “fraude” porque o jogo caracteriza-se claramente como bingo, o que é ilegal.
“Não se trata de loteria. É um jogo instantâneo e com cartelas vendidas nas mesas. As pessoas estão sendo enganadas porque pensam que estão jogando um “bingo legalizado”, como é anunciado o Keno. O bingo é proibido no País e o Supremo Tribunal Federal já decidiu que somente lei federal – e não estaduais – pode autorizar jogos de azar”, afirmou Biscaia.
O deputado, que é Procurador de Justiça aposentado, conversou com o Procurador Geral do Rio, Cláudio Lopes, e ficou acertado que encaminhará a petição por escrito, o que deverá fazer na próxima sexta-feira. O Keno, segundo informou o jornal O GLOBO, foi lançado há pouco mais de um mês pela Loterj e é oferecido em bares e restaurantes do Rio como “bingo legalizado”.