MEC apresentará programa de revalidação de diplomas de formandos no exterior, diz petista

Miriquinho_batistaO deputado Miriquinho Batista (PT-PA) participou de audiência na última quinta-feira (10), com o Secretário de Ensino Superior do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa, que lhe informou que apresentará dentro de alguns dias o programa de revalidação dos diplomas para profissionais formados no exterior. A audiência foi requerida pela Comissão da Amazônia, da qual o parlamentar é membro.

Muitos estudantes brasileiros, principalmente da região do Norte do país, se formam na Bolívia e outros países da América do Sul e quando retornam ao Brasil não conseguem validar seus diplomas.

Miriquinho ressaltou que a região Amazônica é muito carente de mão de obra qualificada. Faltam médicos, engenheiros… e os que se formam lá, vão à procura de melhores oportunidades nos grandes centros. Precisamos resolver este impasse! A demanda é muito grande. Há necessidade de nós fazermos algo para ajudar a população e ajudar estes profissionais.

Está prevista uma visita à Bolívia, ainda nesse mês de novembro, formada por uma comitiva de parlamentares da Comissão da Amazônia, com a finalidade de conhecer a realidade vivida pelos estudantes brasileiros. Existem denúncias de que os estudantes brasileiros estão sendo obrigados a fixar residência na Bolívia, o que contraria todos os acordos de cooperação anteriores.

Segundo o deputado Miriquinho, Luis Cláudio afirmou que em breve vai apresentar o Programa Revalida, voltado exclusivamente para a validação dos diplomas, com calendário de provas e conteúdo programático a nível nacional. Segundo o secretário, a partir dessa definição de datas e programa de estudos, só dependerá dos formandos se prepararem para fazerem a prova e exercerem sua profissão.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também