De acordo com a pesquisa de ibope publicada nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional da Industria (CNI), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi considerado ótimo ou bom por 69% dos 2 mil entrevistados. O percentual teve um ligeiro crescimento em relação ao mês de junho, levando a aprovação pessoal do presidente à 81%.
O governo foi avaliado em nove áreas, registrando melhoria em todas as categorias. Entre as principais, o combate à pobreza e a fome, a aprovação do governo chegou a 68%. Com o incentivo ao emprego e combate a crise, 55% avaliaram o governo como eficaz.
Para o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), o resultado reafirma o compromisso do presidente com as necessidades do Pa is. “O resultado reafirma a credibilidade de um governo que vem conduzindo o País de forma positiva e especialmente no combate à crise mundial, que o Brasil foi um dos primeiros a sair. A população avalia e sente, dessa forma respalda o governo e mostra que quer que o caminho siga sempre melhorando, como sempre foi o nosso compromisso”, declarou
Os índices em relação à segurança pública, impostos, combate à inflação e saúde, registraram, todos, percentuais entre 40% e 60%. A pesquisa teve como subsidio o ambiente econômico e a atuação do governo nos setores de pesquisa.
Os dados afirmam que 44% dos entrevistados consideram o mandato atual do presidente, melhor que o primeiro. Com isso, o índice que classifica o governo como regular caiu 2%. A pesquisa foi realizada em 142 municípios brasileiros, durante os dias 11 e 14 de setembro.