Privatização da água e do saneamento público será discutida em Porto Alegre

A possível privatização do Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE), autarquia responsável por prestar serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Porto Alegre (RS), será tema de seminário na quarta-feira (11), na capital gaúcha. Trata-se de uma iniciativa dos deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Givaldo Vieira (PT-ES), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados.

Foto: Gustavo Bezerra

O objetivo da iniciativa, justifica Fontana, é avaliar com a comunidade os impactos que a desestatização da DMAE pode causar na gestão da água e do saneamento público na cidade de Porto Alegre. “O prefeito Nelson Marchezan Júnior enviou para a Câmara Municipal um conjunto de Projetos de Lei que tem impactos na estrutura do serviço público da Capital. Um destes projetos, o de Emenda à Lei Orgânica nº 10/17, abre espaço para a privatização do DMAE”, assinalou o deputado gaúcho.

Givaldo Vieira afirmou que esse tipo de medida legislativa pode prejudicar a qualidade do serviço público prestado pela autarquia municipal e comprometer a universalização do saneamento. “Esta situação de Porto Alegre tem sido uma prática comum em outras regiões, com a articulação do governo federal para compensar as dívidas públicas dos estados. Temos sensibilizado todo o país com grandes debates regionais sobre a importância do saneamento público, com qualidade e controle da sociedade”, salientou o presidente da CDU.

O seminário será realizado a partir das 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e terá como convidados: diretores e ex-diretores da DMAE; representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa); da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes); Sindicato dos Engenheiros (Senge); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS); além de deputados estaduais, vereadores e de movimentos sociais porto-alegrenses, como a União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa).

O Plano Municipal de Saneamento Básico de Porto Alegre, do DMAE, prevê para 2035 a universalização da coleta e tratamento de esgoto. Dados divulgados à imprensa pela Prefeitura Municipal no ano passado mostram que, por meio do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa) idealizado em 2000, Porto Alegre mantinha em 2016 índice de saneamento em 66%.

(AP)

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100