Pelegrino aciona Itamaraty sobre demissão de diplomata que criticou Temer

O deputado Nelson Pelegrino (PT) protocolou na quarta-feira (4) um requerimento de pedido de informações ao ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes (PSDB), sobre a demissão do vice-cônsul do Brasil em Nova York, Júlio de Oliveira Silva. O diplomata foi removido do cargo após criticar publicamente o governo de Michel Temer.

Silva escreveu o artigo “Temer e o projeto de subdesenvolvimento”, publicado pela revista Carta Capital no dia 27 de setembro. No dia seguinte, Aloysio assinou portaria que afasta o vice-cônsul  do cargo e o remove para Brasília. A portaria foi publicada na edição de ontem (3/10) do Diário Oficial da União.

Pelegrino pediu explicações ao chanceler sobre os motivos da  remoção do diplomata. Ele estranhou ter saído a portaria logo após a publicação do texto no site da revista. Segundo o parlamentar, o ministro tem que explicar se foi por motivos profissionais ou por causa das críticas ao governo Temer. O próprio diplomata já disse, em entrevista, que a remoção compulsória foi para puni-lo pelas opiniões emitidas.

No artigo, o diplomata teceu considerações sobre a política de desenvolvimento empreendida por vários governos e que, agora, com Temer, está sendo jogada por terra. Ele observou que na recente visita à China, Temer apresentou o Brasil como ‘’uma colônia em potencial”.

O diplomata observou, citando Celso Furtado, que “o subdesenvolvimento é um projeto, não um acidente de percurso. E este é o projeto em pleno curso no país de hoje”. Ele afirmou também que “o compromisso das forças políticas atuais com o atraso, não apenas na economia, denota a intenção explícita em reverter o pacto social civilizatório duramente obtido em 1988”.

Em outro artigo, publicado na terça-feira (3), intitulado  “A Fazenda vem à cidade”, o diplomata criticou  o deslumbre de autoridades da área econômica do governo brasileiro, como o atual  ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, com Wall Street e os milionários de Nova York. Um deslumbre que nem sempre é conveniente à defesa dos interesses do Brasil, mas apenas dos interesses de empresas privadas, em especial as dos Estados Unidos. O diplomata observou também que há uma desconexão da equipe de Temer com a situação do brasileiro comum.

Leia a íntegra dos artigos:

Temer e o projeto de subdesenvolvimento

A Fazenda vem à cidade

PT na Câmara, com assessoria parlamentar

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo