Governo amplia atendimento domiciliar do SUS

jesus rodrigues e zaratini_D1A presidenta Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira (8) o programa Melhor em Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS).  A meta, informou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, é de que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o País. Os investimentos serão da ordem de R$ 1 bilhão para custeio e manutenção dos serviços, compra de equipamentos e remédios. Em 2011 já serão repassados R$ 8,6 milhões aos estados e municípios.

A iniciativa foi elogiada pelo deputado Jesus Rodrigues (PT-PI). “Não podemos deixar de enaltecer a magnitude e os benefícios que este programa possibilita, sem distinção de cor, raça ou classe social”. O Melhor em Casa, explicou Jesus Rodrigues vai garantir que pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, tenham assistência gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.

Na Tribuna –
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP) também elogiou o programa, na Tribuna. “O Melhor em Casa prevê, inclusive, a redução de tarifas de energia elétrica para as pessoas que estiverem em tratamento médico em sua própria casa”, destacou Zarattini. Ele enfatizou que a Lei 12.212, da Tarifa Social de Energia Elétrica, da qual foi relator da proposta na Câmara, está incluída no programa. “Isso vai garantir a redução dos custos para todo o sistema de saúde e para as pessoas que serão tratadas na sua própria casa, assim como vai proporcionar mais conforto para essas pessoas que sofrem por conta de doenças”, explicou o petista.

O governo também lançou hoje o SOS Emergências, um programa para melhorar a gestão hospitalar no atendimento a emergências em todo o Brasil. “Os programas não vão resolver da noite para o dia todos os problemas do atendimento medico, mas irão contribuir para dar tratamento mais digno e mais humano aos usuários da rede pública de saúde”, afirmou Dilma Rousseff.

Equipe Informes, com Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também