Em reunião com a bancada do PT na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (1º), a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), fez um balanço da relação do governo com o Congresso no primeiro ano da gestão Dilma Rousseff e apontou os projetos prioritários para os últimos dois meses do ano legislativo.
A ministra se disse muito satisfeita com o trabalho do Parlamento no ano e destacou a celeridade na tramitação dos projetos mais importantes. “Temos uma avaliação extremamente positiva do trabalho e dos resultados do Congresso Nacional neste ano, que foi de muita produção, inclusive com matérias polêmicas que tramitaram em tempo recorde. O ProUni, por exemplo, levou quase dois anos para ser sancionado [em 2005], enquanto o Pronatec foi sancionado em menos de seis meses”, frisou Ideli.
Na opinião de Ideli Salvatti, a bancada petista vem desempenhando um grande papel no apoio ao governo. “A bancada do PT tem sido bastante aguerrida e está sempre contribuindo com o governo nas proposições, no quórum, nos encaminhamentos, nas votações e em todos os momentos”, destacou a ministra.
A prorrogação da Desvinculação das Receitas da União (DRU) e a aprovação das seis medidas provisórias – MPs 542, 543, 544, 545, 546 e 547 – que vencem até março são as prioridades do governo para novembro e dezembro, segundo a ministra. “A votação da prorrogação da DRU será um grande desafio, mas a bancada do PT já demonstrou a sua garra. Basta lembrar que na comissão especial foram onze horas de debates, numa sessão que virou a madrugada e contou com o quórum da base do governo até o final”, elogiou Ideli.
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), também considera positivo o desempenho da bancada petista e a relação do governo com o Congresso. “A ministra Ideli veio, falou sobre a agenda parlamentar e mostrou enorme apreço pela bancada do PT e pelo Parlamento em geral. Ainda há muitos projetos importantes a serem votados este ano, como a prorrogação da DRU e várias medidas provisórias importantes, mas acredito que teremos plenas condições de concluir bem o ano”, avaliou Teixeira.
Já a deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) enalteceu o frequente diálogo da bancada com os ministros e demais representantes do governo Dilma. “A bancada tem se reunido com frequência com ministros, secretários executivos e pessoas que representam o governo federal para tratar de temas relevantes. Isso, pra nós, é de suma importância porque podemos oferecer sugestões aos textos que estão em debate, saber das informações relacionadas à dinâmica do governo federal para alguns dos debates que nós também estamos realizando no Congresso Nacional e, ao mesmo tempo, reforçamos os vínculos do nosso trabalho cotidiano em função de um Brasil melhor”, afirmou Marina.
Rogério Tomaz Jr.