O deputado Rui Costa (PT-BA) afirmou nesta segunda-feira (31), em discurso no Plenário da Câmara dos Deputados, que a recuperação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), deve acontecer o mais rápido possível.
O anúncio, segundo ele, foi feito pela Vale, empresa que controla a FCA, e responde aos anseios da população baiana que há anos aguarda melhoras na ferrovia.
As obras deverão ser entregues até o final de 2013. Mais de mil quilômetros da malha baiana serão recuperados. A prioridade é para três trechos específicos: o trecho entre Mapele e Salvador; o entre Alagoinhas (BA) e Propriá, em Sergipe; e o trecho que liga o porto de Aratu, no município de Candeias, a Brumado. “Enfim, a Vale investirá na melhoria da FCA. A revitalização deste modal de transporte é motivo de comemoração, é uma resposta aos pleitos da população baiana”, comentou.
Para Rui Costa, a Vale deixou de investir na Bahia por muitos anos. Por isso, a malha ferroviária ficou abandonada, esquecida e não teve a manutenção e o tratamento adequado.
A recuperação dos três trechos baianos, na avaliação do deputado Rui, é importantíssima para o estado. Contudo, poderia ter sido feita antes. “Depois de muitas críticas de todos aqueles que queriam e querem usar a malha ferroviária na Bahia, finalmente, recebemos a boa notícia. Agora, esperamos que as obras sejam realizadas o mais rápido possível. Quem sabe, essa ferrovia, que já levou desenvolvimento ao interior do Estado, possa trazer também passageiros a Salvador, a Alagoinhas, a Brumado e a tantas outras cidades ao longo do seu traçado”, ressaltou.
Assessoria Parlamentar