Miriquinho pede proteção para arcebispo de Porto Velho

miriquinho_D2O deputado Miriquinho Batista (PT-PA) solicitou hoje, em pronunciamento no plenário, que a Secretaria Nacional de Direitos Humanos providencie proteção para o arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi que, de acordo com ele, vem sendo ameaçado de morte depois de ter pedido para a Ouvidoria Agrária intervir para evitar o despejo de 45 famílias de posseiros de Ariquemes.

“Dom Moacyr faz parte da Comissão de Justiça e Paz, ajudou a fundar a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Estado brasileiro precisa garantir a vida destas pessoas que militam nos movimentos sociais nessa área”, disse.

A violência no campo, acrescentou Miriquinho Batista, “continua ceifando vidas” de trabalhadores rurais. “Além de João Chupel, assassinado no último dia 22, no Pará, outros ativistas ambientais estão ameaçados de morte”, disse.

Segundo o parlamentar petista, um levantamento realizado pela CPT contabiliza 641 casos de violência no campo que resultaram em 918 mortes em estados da Amazônia Legal, de 1985 a abril deste ano. Do total, somente 27 casos foram a julgamento, menos de 5%. Nesse período, 18 mandantes de crimes e 22 executores foram condenados e 17 executores absolvidos. O Pará tem o maior número de vítimas dos conflitos, com 621 pessoas assassinadas. Em todo o país ocorreram 1.580 mortes no campo nos últimos 26 anos, segundo a Comissão Pastoral da Terra.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também