Bancada do PT pede a Jorge Boeira que reconsidere desfiliação

jorge boeira0806_D2Em nome da bancada petista, o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), divulga nota dirigida ao deputado Jorge Boeira (PT-SC) com um apelo para que este reconsidere sua decisão de pedir desfiliação do Partido dos Trabalhadores.

Segue a íntegra da carta.

Brasília, 27 de outubro de 2011

Prezado Companheiro
Deputado Jorge Boeira

Nós, deputados da bancada federal do Partido dos Trabalhadores, tomamos a liberdade de nos dirigir ao prezado companheiro, num momento em que sabemos que ele cogita pedir desfiliação de nosso partido, para, de forma pública, respeitosa e carinhosa compartilhar com ele algumas reflexões sobre nossa trajetória no PT, o legado que já construímos para os trabalhadores e para a nação brasileira, as perspectivas que já abrimos para nosso povo e para os trabalhadores, os erros que cometemos ao longo dessa trajetória e, ao fim, fazer um apelo ao companheiro Jorge Boeira no sentido de que continue militando nas fileiras do PT.

Prezado companheiro, em primeiro lugar queremos destacar nossa longa trajetória na construção do primeiro partido da esquerda brasileira que nasceu da iniciativa dos próprios trabalhadores, de um partido cujo berço foi o chão das fábricas, o acampamento dos lavradores sem terra, a mobilização dos excluídos das periferias das cidades, lembrando que vindos de diferentes horizontes, atuando numa sociedade marcada pela herança maldita da escravidão, desafiávamos os poderosos e nos expúnhamos à ira da ditadura em declínio e às desconfianças dos setores conservadores que faziam parte da frente de oposição à ditadura, mas que não queriam permitir que os trabalhadores demarcassem, como demarcaram, seu próprio território para fins de desdobramentos futuros.

Mas fazemos questão de registrar que, exatamente porque zelamos, desde os primeiros passos do PT, por nossa independência com relação ao estado e com relação às elites é que conseguimos eleger bancadas cada vez mais numerosos, sempre combativas, e que jogaram papel de destaque na derrota do projeto neoliberal. Como destacamos, com orgulho, que o companheiro Deputado Jorge Boeira sempre participou com empenho e brilho de nossas batalhas no âmbito do parlamento.

Um dos objetivos principais de nossa trajetória, cujos primeiros passos demos nos fins da década de 1970, era conquistar a Presidência da República. Nos construímos, com independência. Desde cedo mostramos nosso valor, conquistando vitórias parciais, também amargamos derrotas. Mas soubemos renascer do fundo de estrelas derrotadas, reconstituindo o fio das esperanças que nos levariam a vitórias estratégicas. O companheiro Jorge Boeira nos acompanhou nesses altos e baixos, próprios da vida, e participou com determinação das duas épicas campanhas que levaram o companheiro Lula duas vezes ao Palácio do Planalto e da vitória da companheira Dilma Rousseff em 2010.

Desde 2003 ele participa com dedicação da sustentação de um projeto de governo inaugurado pelo companheiro Lula e que tem prosseguimento sob a Presidenta Dilma, que vem transformando o Brasil, permitindo que milhões de brasileiros passem a ter acesso aos bens da civilização, ampliando o mercado de trabalho, aumentando substancialmente o salário mínimo, reduzindo a inflação, superando gargalos históricos como a dívida externa, reduzindo a dívida interna e eliminando qualquer tipo de dependência ao FMI, transformando-nos em credores deste fundo. Para chegar a estas realizações, os governos do PT tiveram que enfrentar a ira dos poderosos e a fúria golpista da imprensa monopólica. Em todas as batalhas para sustentar nossos governos, o companheiro Jorge Boeira esteve presente.

Ao longo desta trajetória, certamente cometemos erros. Não poderia ser de outra forma. Mas temos certeza de que cometemos mais acertos do que erros. Nós não temos compromissos com o erro e sustentamos que devíamos em nossos julgamentos privilegiar o projeto nacional do PT e de seus aliados. Estas são razões pelas quais nos dirigimos ao companheiro Jorge Boeira para fazer um apelo no sentido de que ele reconsidere sua decisão de se desfiliar do PT, manifestando nossa confiança no seu discernimento político e no seu apego ao grande projeto de transformação do Brasil que estamos realizando e que fará de nosso povo, um povo mais rico e mais feliz.

Atenciosamente,

Paulo Teixeira (PT-SP)
Líder do PT na Câmara dos Deputados

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também