Deputados do PT são condecorados por Dilma com Ordem do Mérito Aeronáutico

dilma cerimonia2610_D1A presidenta da República, Dilma Rousseff, presidiu nesta quarta-feira (26), na Base Aérea de Brasília, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico, a maior comenda concedida pela Força Aérea Brasileira (FAB) a militares e civis em reconhecimento a serviços prestados à Aeronáutica e ao país.

Entre os 196 que foram condecorados estavam o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e os deputados Paulo Teixeira (SP), líder da Bancada na Câmara, Gilmar Machado (PT-MG), vice-líder do governo no Congresso, e Décio Lima (PT-SC).

 

O evento contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Juniti Saito, entre outras autoridades.
A solenidade de entrega da medalha faz parte das comemorações do Dia do Aviador e do Dia da Força Aérea Brasileira, celebrados no dia 23 de outubro. Na mensagem dirigida ao efetivo da FAB, a presidenta Dilma Roussef destacou que a Força Aérea é uma instituição dinâmica e resoluta no cumprimento de suas altas responsabilidades, alinhada com os objetivos maiores da Nação. “Uma instituição que tem compromisso inegociável, junto com as Forças coirmãs, com a democracia, os interesses nacionais e a garantia plena das liberdades individuais”, afirmou.

O ministro da Defesa, embaixador Celso Amorim, lembrou que os 70 anos de história da FAB congregam grande número de realizações, entre elas, a criação do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial que contribui para a inovação e o aumento de produtividade da indústria brasileira.

Depois de enumerar, na Ordem do Dia, as mais recentes conquistas da FAB, como o novo sistema de controle do tráfego aéreo, o desenvolvimento da aeronave KC-390 e a aquisição do P-3 AM Orion, o guardião da costa brasileira, o Comandante da Força Aérea, Tenente Brigadeiro Juniti Saito, incentivou o efetivo da FAB a pensar grande. “Este é o lema que deve nortear nossa Força Aérea em direção aos mais legítimos anseios de uma Nação, alinhada com o ideal de que o desenvolvimento econômico, emoldurado por uma exuberante democracia, não pode prescindir de uma indissociável soberania”, disse o Comandante.

A “Ordem do Mérito Aeronáutico” é a maior comenda concedida pela FAB para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, e premiar os militares de seu quadro efetivo que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão. A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador, Oficiale Cavaleiro. O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira, por ser a data em que brasileiro Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um avião mais pesado do que o ar, o 14 Bis. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle, Paris, no dia 23 de outubro de 1906.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também