Ex-guerrilheiro e pesquisadora lançam blog sobre a Guerrilha do Araguaia

blogaraguaiaNa terça-feira (25), entrou no ar o blog Araguaia – história em movimento criado pelo médico e ex-guerrilheiro João Carlos Campos Wisnesky e a jornalista e pesquisadora da Guerrilha do Araguaia, Myrian Luiz Alves.

O blog pretende colaborar na narrativa do conflito e de seus desdobramentos, como o vaivém processual do fato, a política de reparação financeira aos familiares de guerrilheiros “desaparecidos” e os bastidores da cobrança por identificações abandonadas em prédios públicos de Brasília.

O objetivo, ao contar a última das resistências armadas ao regime militar dos anos 1970, e a única ocorrida em área rural, é fazer a ponte com parte dos movimentos sociais da atualidade, sem vitimização. Ao contrário, o blog, co-dirigido por um ex-guerrilheiro, fundador da maior base universitária do PCdoB nos idos de 1968, no Rio de Janeiro, realça o caráter dos que correram o risco imaginando dias melhores para todos.

Nos primeiros textos, nome e fotografia do militar responsável pelo Batalhão de Infantaria de Selva, instalado no Km 8 da Transamazônica, em Marabá, criado para o combate à guerrilha, em junho de 1973, são revelados da maneira como estão ilustrados na sala de comando do batalhão, sem segredos. Como não poderia ser mantido em segredo um conflito que envolveu guerrilheiros – incluindo sobreviventes -, militares e moradores do imenso sudeste do Pará.

O blog, ilustrado, terá espaço para colaborações, incluindo as de militares ou ex-militares, dispostos a contribuir com a pesquisa histórica. Esboçará, ainda, opiniões sobre o cotidiano político atual do Brasil.

http://araguaiahistoriaemovimento.blogspot.com/

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também