Depois de passar pela Bahia, a caravana Lula pelo Brasil chegou no último domingo (20) a Sergipe. No estado, Luiz Inácio Lula da Silva passa por cinco cidades durante três dias. No primeiro dia de visita o ex-presidente discursou para uma multidão na cidade de Estância e recebeu o título de cidadão honorário da cidade. Na segunda-feira (21) Lula começou as atividades concedendo entrevista à rádio Fan FM e, logo depois, se dirigiu à cidade de Lagarto, onde recebeu o título de Doutor Honoris Causa no campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Lula participou de ato político com a militância do PT em Itabaiana, e de um ato público em Nossa Senhora da Glória, no sertão sergipano.
No primeiro discurso em solo sergipano, ainda na cidade de Estância, Lula explicou ao povo a ideia da caravana Lula pelo Brasil. “Resolvi viajar para rever, conversar, aprender e para poder discutir sonhos e esperanças com vocês. Porque não é possível uma sociedade caminhar para a frente, evoluir, melhorar de vida se a gente não tiver sonhos”, disse o ex-presidente.
Entre outras autoridades, acompanharam o ex-presidente o governador de Sergipe, Jackson Barreto (PMDB); o vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo; o secretário de Finanças do partido, Emídio Sousa; a vice-prefeita de Aracaju e viúva do ex-governador Marcelo Déda, Eliane Aquino, além do deputado João Daniel (PT-SE).
Nesta terça-feira (22), Lula cumprirá agenda em Aracaju, no Iate Clube da capital. No local, o ex-presidente vai se reunir com a militância e lideranças políticas. O ato terá início às 9h.
Estância – Na primeira cidade visitada por Lula, milhares de pessoas se acotovelaram no Largo dos Correios (no centro da cidade), para ouvir o discurso de Lula, quando ele homenageou o falecido ex-governador Marcelo Déda. “Eu nunca vi uma pessoa tão competente quanto Déda. Ele tinha vocação extraordinária”, disse. Emocionado, Lula deixou uma mensagem de esperança e conforto aos familiares de Déda. “Nós não morremos simplesmente. Nós renascemos. Certamente outros Dédas virão por aí. O que é importante é que essas pessoas se vão, mas elas deixam exemplos que a gente pode seguir. Essas crianças têm motivo de sobra para se orgulhar do pai que tiveram e do que ele representou”, destacou.
Lagarto– Centenas de estudantes, professores, militantes de movimentos sociais e moradores da cidade acompanharam emocionados a cerimônia em que foi concedido o título de Doutor Honoris Causa a Lula. A cerimônia ocorreu no campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe (UFS), criada em 2010, quando Lula ainda estava na presidência.
Itabaiana– No trajeto para a cidade de Itabaiana, uma multidão bloqueou a estrada na altura da cidade de São Domingos e obrigou a caravana Lula pelo Brasil parar. Os ‘manifestantes’ exigiram que Lula saísse do ônibus para discursar em um carro de som já estacionado ao lado da rodovia. Ao sair, o ex-presidente imediatamente recebeu o microfone das mãos do prefeito da cidade, Pedrinho, e cumpriu a ‘exigência’. Após o pronunciamento, o povo satisfeito liberou a estrada.
Já em Itabaiana, Lula participou de um ato público com a militância do PT no qual recebeu o título de cidadão honorário da cidade. O ato político lotou a Associação Atlética do município.
Nossa Senhora da Glória– Localizada no Sertão sergipano, a Praça de Eventos da cidade ficou pequena diante dos milhares de pessoas que lotaram o local para assistir o ato público com Lula. No evento, o ex-presidente Lula foi agraciado com o título de cidadão gloriense.