Mais um assassinato no Pará; Beto Faro denuncia impunidade

BetoFAro_PANo último sábado (22) foi assassinado com um tiro na cabeça João Chupel Primo, 55 anos. João denunciava a grilagem de terras e extração ilegal de madeira, feitas por um consórcio criminoso, e coordenava a comunidade católica de Miritituba, em Itaituba, Pará.

 

João registrou vários Boletins de Ocorrência, na Policia local, das ameaças de morte que vinha sofrendo. E fez várias denúncias ao ICMBIO e à Polícia Federal, que iniciaram uma operação na região.

A madeira é retirada da Flona Trairão e da Reserva do Riozinho do Anfrizio. As portas de entrada para essa região, que faz parte do mosaico da Terra do Meio, são pela BR 163, Vicinal do Brabo, cortada até o Areia; pela BR 230, vicinal do Km 80, e pelas vicinais do km 95 e do 115. A operação do ICMBIO, que recebeu apoio da Polícia Federal, Guarda Nacional e Exército não teve muito êxito, pois toda noite ainda saem, segundo denúncias, de 15 a 20 caminhões de madeira da área. Além disso, a falta de segurança no local motivou a suspensão da operação. Segundo nota da Prelazia de Itaituba, de 24 de outubro, um soldado do Exército trocou tiros com pessoas que cuidavam da mata, e acabou ficando perdido por cinco dias no mato. Depois disso o Exército retirou o apoio e a Polícia Militar não quis entrar na operação.

Para o deputado Beto Faro (PT-PA) a ocorrência de mais esse crime na região é resultado da impunidade. “Esse ano houve recrudescimento da violência nessa área e, efetivamente, não há punição. As pessoas ficam a vontade para continuar praticando crimes. É preciso uma ação rápida do estado e da justiça para condenar efetivamente os que cometem esses crimes”, disse.

Lembrou o deputado Beto Faro a disputa pela florestas em terras em sua maioria da União, e a ocupação de forma irregular que o estado brasileiro ainda não deu conta de controlar. “Compreendemos os avanços obtidos mas ainda não demos conta de tudo. Precisamos ter ação exemplar dos governos”, disse.

Pastoral da terra com Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também