Amauri critica descaso da imprensa com brasileiros ilustres

amauriteixeiraDurante discurso em plenário na sexta-feira (21), o deputado Amauri Teixeira (PT-BA) analisou a postura de parte da mídia do Brasil que tem sido omissa com muitos brasileiros que são aclamados “mundo afora”.

 

Segundo o parlamentar, “inversamente proporcional aos aplausos de outros países aos nossos grandes nomes, vemos a dificuldade da mídia nacional em reconhecê-los”. Ele comparou os casos dos músicos Tom Jobim e Tom Zé ao do ex-presidente Lula, que não teriam sido valorizados pela imprensa brasileira.

Amauri ilustrou seu discurso citando entrevista de Tom Jobim à revista Qualis, em 1994, no qual o músico afirmou que a imprensa distorceu ainda o trabalho de nomes como Villa-Lobos, Oscar Niemeyer, Cândido Portinari e Mario de Andrade. Segundo Tom, o acusaram até de plágio. “Eu deveria ser criticado pelo fato de ter descrito em minhas músicas um Brasil paradisíaco”, disse.

Quanto a Lula, o parlamentar citou os grandes feitos do governo do ex-presidente, que teriam sido valorizados mais pela imprensa estrangeira do que pela brasileira. Ele usou como exemplo a pergunta feita por uma repórter brasileira a Richard Descoings, presidente do Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences-po), que premiou Lula com o título de doutor Honoris Causa. “Por que Lula e não Fernando Henrique Cardoso?”, teria perguntado a jornalista.

Amauri Teixeira finalizou o discurso com a resposta de Descoings à repórter. “O Brasil se tornou uma potência emergente sob a liderança de Lula, e ele não tem estudo superior. Isso nos pareceu totalmente em linha com a nossa política atual no instituto, a de que o mérito pessoal não deve vir somente de um diploma universitário”, respondeu o presidente da Sciences-po.

O discurso do parlamentar pode ser acessado, na íntegra, pelo link: http://deputadoamauri.com.br/novo/?p=647.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também