O deputado Pedro Uczai (PT-SC) defendeu a instalação de Comissão Parlamentar Externa para acompanhar a crise dos caminhoneiros, surgida após o aumento dos preços dos combustíveis anunciado pelo governo de Michel Temer (PMDB). O valor por litro do óleo diesel, por exemplo, ficou R$ 0,21 mais caro para a categoria, impactando toda a cadeia do transporte rodoviário.
Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o parlamentar afirmou que durante o governo Dilma participou de uma comissão externa em outras demandas dos caminhoneiros, colocando-se à disposição para mediar novamente as negociações da categoria. “O parlamento não pode dar as costas para os caminhoneiros”, conclamou o deputado.
Para Uczai, este é mais um reflexo das negociatas do governo Temer, cujo custo recai para a população. “Esse governo negocia bilhões com deputados para se proteger, perdoa dívidas de ruralistas e na hora de pagar a conta, joga para o povo brasileiro”, denunciou o parlamentar.
A decisão de instalar a comissão é da presidência da casa. O deputado acredita que é preciso mobilização, reafirmando que “por isso propomos a instalação de uma Comissão Parlamentar Externa para acompanhar a crise e pressionar o governo para reorientar sua política econômica e construir uma agenda que promova a inclusão para todo o conjunto da população”, finalizou.
(AP)