Semana da Ciência e Tecnologia foi debatida na Comissão do Meio Ambiente

marina_santana_D1Como atividade integrante da 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Comissão de Meio Ambiente da Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (19) uma “aula pública” sobre o tema central da Semana: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”.

A Semana é organizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) e vai de 17 a 23 de outubro. A iniciativa de debatê-la na Câmara partiu da deputada Marina Sant’Anna (PT-GO). A aula pública contou com a participação da presidenta da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e do diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ildeu de Castro Moreira.

“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que nesta edição terá cerca de 15 mil atividades em todo o País, abordará um tema fundamental que diz respeito a tratados e convenções internacionais muito importantes relacionados às mudanças climáticas e aos desastres naturais que têm ocorrido no Brasil e no mundo. É muito oportuno que a Semana trate deste tema e que reúna tantas atividades que promoverão esse debate”, afirmou a deputada Marina.

“Estas atividades vão envolver crianças, adolescentes e adultos que estão interessados em saber mais sobre o meio ambiente e sobre o que a ciência e a tecnologia pode oferecer para a proteção da vida no planeta”, acrescentou a parlamentar.

Os convidados da aula pública, além de falarem sobre o tema proposto, defenderam a necessidade de ampliação dos recursos para educação, ciência e tecnologia no Brasil, sobretudo a partir dos recursos oriundos da exploração do petróleo na camada de pré-sal. “Para que o Brasil possa alcançar um grau de desenvolvimento elevado, é fundamental o reforço do investimento em pesquisa, ciência e tecnologia e na educação. Na área de ciência e tecnologia, deveríamos investir pelo menos 2% a 2,5% do PIB”, afirmou a presidenta da SBPC, Helena Nader.

PH do Planeta – Durante a Semana Nacional de C&T terá início no Brasil um experimento global sobre a qualidade da água. O projeto, coordenado pela Sociedade Brasileira de Química, em parceria com o MCT, é uma das ações do Ano Internacional da Química e segue até dezembro, com a distribuição – em escolas públicas e outras instituições – de kits para a medição do pH da água de rios, lagoas, poços e outras fontes de água potável.

Segundo Ildeu de Castro Moreira, a expectativa do MCT é envolver mil municípios no experimento no Brasil. “É claro que o pH é apenas um dos indicadores da qualidade da água, mas escolhemos esse procedimento mais simples para motivar as escolas, os estudantes, os professores e as comunidades em relação à preservação dos nossos mananciais. Espero que consigamos atingir mil municípios brasileiros”, declarou Moreira.

– Site da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: http://semanact.mct.gov.br

– Site com informações sobre o projeto “pH do Planeta”: http://qnint.sbq.org.br/qni

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também