Dia Mundial da Alimentação: Fonteles aponta avanços e desafios no combate à fome

Nazareno_saulocruzO coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Segurança Alimentar e Nutricional da Câmara, deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), afirmou nesta segunda-feira (17), que o combate à fome no mundo avançou, mas ainda existem desafios a serem superados. Segundo o parlamentar, o Brasil tem demonstrado ao mundo nos últimos anos que é possível resolver o problema. A declaração ocorreu em lembrança pela passagem do Dia Mundial da Alimentação comemorado neste domingo (16).

“O grande desafio que temos hoje é garantir o direito à alimentação a quase 1 bilhão de pessoas que passam fome no mundo, concentradas, em grande parte, em países da África, Ásia, e em menor escala na América Latina e no Caribe. O Brasil, durante o governo Lula e agora com a presidente Dilma, mostra ao mundo que é possível adotar políticas de segurança alimentar que contribuam para a eliminação dessa vergonha mundial “, afirmou.

Entre as ações adotadas pelo Brasil para resolver o problema, Nazareno Fonteles destacou a multiplicação dos investimentos na agricultura familiar, por meio do Pronaf, e a adoção de políticas de aquisição de alimentos de pequenos agricultores, inclusive destinados à merenda escolar. O coordenador da Frente também citou a implementação do programa Bolsa Família, e a inclusão do direito à alimentação na Constituição brasileira, como exemplos do compromisso brasileiro no combate à fome e à miséria.

Segundo o parlamentar, além de cumprir o dever de casa, a crescente influência econômica e diplomática do Brasil confere ao país grande responsabilidade na eliminação desse problema. “O atual protagonismo do Brasil no cenário internacional coloca sob o país a responsabilidade de praticar cada vez mais a solidariedade e contribuir com recursos e ajuda técnica, para que países em situação aguda de fome e miséria consigam resolver esse grave problema”, destacou Fonteles.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também