NOTA DE PESAR DA BANCADA DO PT NA CÂMARA
A Bancada do PT na Câmara registra com profundo pesar a morte, nesta quinta-feira (20/7), do professor, companheiro e amigo Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais. Ele teve papel central na formulação da política externa empreendida durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi um dos idealizadores do BRICS e defensor incansável do fortalecimento das relações Sul-Sul.
Como militante e dirigente do Partido dos Trabalhadores, teve importância estratégica na construção do dia a dia do partido e nas formulações de suas políticas. Conhecedor profundo da História, Marco Aurélio Garcia criou pontes entre o Brasil e a América Latina, à luz da solidariedade internacional, bandeira que sempre defendeu ao longo da vida. Por onde passou deixou sua marca: uma pessoa alegre, culta e preocupada com o desenvolvimento com justiça social. Um exemplo de companheirismo, de compromisso com um Brasil soberano e com a construção de um mundo mais justo. Perdemos um grande brasileiro.
Neste momento de dor, a Bancada do PT manifesta à família e aos amigos os mais sinceros sentimentos de pesar.
Brasília, 20 de julho de 2017
Carlos Zarattini (SP), Líder do PT na Câmara dos Deputados
Gleisi Hoffmann – presidenta nacional do PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) lamenta profundamente a morte do companheiro Marco Aurélio Garcia, nesta quarta-feira (20/07), vítima de um infarto fulminante aos 76 anos de idade. Marcou Aurélio dedicou toda sua vida à militância política, ao socialismo e ao PT.
Marco Aurélio foi presidente nacional e secretário de Relações Internacionais do PT, sendo uma figura especial na construção do partido no decorrer de sua história. Também foi secretário municipal de Cultura de Campinas (1989-1990) e São Paulo (2001-2002).
Durante 13 anos, ocupou o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. Nesse período, destacou-se como um dos mais importantes arquitetos da integração latino-americana, e da ampliação das relações do Brasil com países da África e dos Brics. Ele contribuiu decisivamente para que o Brasil tivesse uma política externa ativa e altiva.
Iniciou sua trajetória política no movimento estudantil, e ficou exilado no Chile e na França durante a ditadura militar. Retornou em 1979, e no início dos anos 80 filou-se ao PT. Atualmente, fazia parte do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, onde contribuía com a reflexão sobre os rumos da política nacional e internacional. Era professor aposentado de História na Universidade de Campinas (Unicamp).
Estendemos nossa solidariedade nesse momento tão difícil à família e amigos.
Estamos muito tristes com a perda tão repentina de nosso companheiro e amigo. Marco Aurélio fará muita falta para o PT e para o Brasil.
Dilma Rousseff, ex-presidenta da República
A morte do professor Marco Aurélio Garcia, meu amigo querido, é extremamente dolorosa. Desfrutei pela última vez de sua companhia há três semana. Conversamos sobre a vida e os momentos terríveis que o país atravessa.
Hoje é um dia de dor para todos nós, que compartilhamos com ele seus muitos sonhos, histórias e lutas. Era um amigo querido, de humor fino e contagiante, sempre generoso e cheio de ideias, dono de uma mente arguta e brilhante.
Meus sentimentos ao filho Leon, ao neto adorado Benjamin, aos familiares e todos os seus amigos.
É muito duro saber que não terei mais sua companhia, nem o prazer de ouvir sua poderosa gargalhada.
Um dia terrível para quem luta por um mundo melhor, com justiça social. Um dia muito, muito triste.
http://dilma.com.br/meu-amigo-querido-marco-aurelio-garcia/
Henrique Fontana, deputado federal (PT-RS)
Foi com grande tristeza que recebo a notícia do falecimento do querido Marco Aurélio Garcia, ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais durante o governo Lula. Um homem íntegro, humano, que lutou por grandes causas do nosso país, e em especial, pela construção e execução da política externa brasileira, sempre ajudando a construir, desenvolver e realizar os sonhos da nossa população. Sem dúvida ele foi um político exemplar, militante de esquerda, um pensador do socialismo e deixará em nossas lembranças e na nossa história seu legado.
Robinson Almeida, deputado federal (PT-BA)
Hoje a humanidade perdeu um grande pensador do Brasil, um intelectual orgânico das lutas do nosso povo. Defensor de uma política voltada para o bem-estar social e igualdade de direitos, Marco Aurélio se notabilizou na construção do PT e na organização da alternativa democrática e popular para o País, que resultou nos governos Lula e Dilma.
Marco Aurélio trouxe um ganho imensurável para a política externa brasileira quando esteve à frente do cargo de Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.
Meu imenso pesar pela perda desse grande companheiro de luta. Meus sentimentos à família e amigos.
Benedita da Silva, deputada federal (PT-RJ)
Os petistas e a Nação brasileira perderam hoje o grande intelectual socialista, Marco Aurélio Garcia, que junto com Lula fundou o PT.
Além de dirigente partidário, o companheiro Marco Aurélio foi um dos criadores do Fórum de São Paulo e o grande formulador da política externa soberana dos governos Lula e Dilma.
Atuando como Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, ele foi um dos idealizadores dos blocos Brics. Sul-Sul e da política de Integração da América do Sul.
Junto com Lula e Dilma, Marco Aurélio foi decisivo para projetar o Brasil emergente no concerto das Nações. Nessa época, o Brasil era visto com admiração e respeito.
Agora, depois que o golpe aniquilou a política externa soberana e submeteu o país aos interesses do Departamento de Estado americano, o Brasil voltou a ser invisível. Virou um apêndice dos EUA.
Lamentando muito a perda e só podemos dizer com toda força: Companheiro Marco Aurélio Garcia…PRESENTE!
Zé Carlos, deputado federal (PT-MA)
É com extremo pesar que recebi a notícia do falecimento do companheiro e militante histórico do PT, Marco Aurélio Garcia, hoje, aos 76 anos, vítima de infarto fulminante.
Marco Aurélio foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do presidente Lula e também um dos idealizadores do Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul. L. Atualmente era professor aposentado do departamento de história da Unicamp.
Sem dúvidas é um dos grandes nomes do nosso partido e da esquerda brasileira. Grande perda. Marco Aurelio Garcia, Presente!
Marco Maia, deputado federal (PT-RS)
Hoje perdemos uma mente brilhante, o companheiro Marco Aurélio Garcia, que foi ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.
Um amigo que sempre lutou pelo crescimento do Brasil e, foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – um dos idealizadores dos Brics e do fortalecimento das relações Sul-Sul.
Muita força aos familiares e amigos do nosso grande Marco Aurélio.
Elvino Bohn Gass, deputado federal (PT-RS)
“O Brasil só recupera o seu curso se resolver a situação interna do ponto de vista econômico e social; e se fizer uma análise uma correta da situação global. Esse governo [Temer] não tem nem uma coisa nem outra”. (Marco Aurélio Garcia).
Foto: Ricardo Stuckert Filho