Municípios podem solicitar implantação de salas de estabilização ao MS

andre_VargasO Ministério da Saúde lançou mais uma ofensiva para diminuir a lotação das emergências dos hospitais e trazer o atendimento mais próximo da residência do cidadão. A Saúde Toda Hora, que está reorganizando a rede de urgência e emergência do país, passou a incentivar os municípios a instalar as Salas de Estabilização (Portaria nº 2.338).

Os estados e municípios interessados devem apresentar proposta ao Ministério as Saúde, elaboradas de acordo com as diretrizes do Plano Regional da Rede de Atenção às Urgências. As salas poderão ser instaladas em hospitais de pequeno porte (públicos ou filantrópicos), em Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou em Unidades Mistas. Eles receberão incentivos de R$ 100 mil para a instalação da estrutura, além de um custeio mensal que poderá chegar a R$ 35 mil.

As estruturas serão instaladas em unidades de saúde que atenderão a população 24 horas, em todos os dias da semana. Com uma equipe de médico, enfermeiro e pessoal técnico, prestarão assistência temporária para estabilização de pacientes em estado grave ou de condição clínica frágil provocada, por exemplo, por acidentes ou traumas – ou seja, pacientes que necessitem de cuidados imediatos clínicos, cirúrgicos, gineco-obstétricos ou em saúde mental.

O deputado André Vargas (PT-PR) destacou a importância de mais um programa para garantir melhor atendimento à população. “É um programa para dar suporte aos atendimentos de urgência, o que, por sua vez vai desafogar os outros atendimentos nos prontos socorros e atendimentos 24 horas. Além disso, será custeado em grande parte pelo Ministério da Saúde, Oriento a todos os municípios que tiverem possibilidade que se habilitem para receber o Saúde Toda Hora”, ressaltou o deputado.

Assessoria Parlamentar com informações do Portal Ministério da Saúde

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também