O Núcleo de Deputadas do PT na Câmara Federal, em parceria com deputadas e senadoras do campo progressista, promoverá um encontro para debater os direitos das mulheres e a agenda legislativa. A proposta é envolver organismos internacionais, instituições, organizações partidárias, movimentos sociais e militantes que atuam na promoção e defesa dos direitos das mulheres para avaliar ameaças de retrocesso e oportunidades de avanço, considerando as proposições em tramitação no Congresso Nacional e os limites da atuação parlamentar, no atual contexto político e social do país.
Levantamento realizado por entidades da sociedade civil apontam que, em julho de 2016, havia mais de 100 proposições tramitando, na Câmara e no Senado, que visam alterar a Lei Maria da Penha. Além do combate à violência, outras questões, que impactam diretamente a vida das mulheres, têm sido decididas pelo Legislativo Federal, gerando resultados nem sempre favoráveis.
O objetivo do encontro é, portanto, iniciar um processo de diálogo que permita a identificação e o monitoramento permanente dessas proposições, a elaboração de uma agenda comum e a criação de uma rede de mobilização permanente em defesa dos direitos das mulheres.
O evento está previsto para acontecer no dia 10 de agosto, das 9 às 13 horas, no Foyer do Auditório Nereu Ramos.
(AP)