Subcomissão do Leite busca proteção para produtores brasileiros

Josias_GomesO deputado Josias Gomes (PT-BA) reuniu-se na quarta-feira (5), com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, juntamente com parlamentares que compõem a Subcomissão do Leite, vinculada à Comissão de Agricultura da Câmara, e produtores de leite de todo país.

O mesmo grupo também manteve reunião no Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio.

Na pauta das audiências, o pedido de uma maior fiscalização por parte do governo brasileiro sobre as licenças de importação, com destaque para o leite que vem da Argentina e do Uruguai. Às vésperas de mais um período de safra do leite brasileiro, a preocupação dos parlamentares e dos produtores é com a importação acima das cotas estabelecidas, que estão acontecendo com relação a esses países.

“O problema é que a importação acima das cotas estabelecidas causa enorme prejuízo aos produtores de leite no país, enquanto que, em outros setores da economia, os argentinos vêm sistematicamente impondo restrições à importação de produtores brasileiros”, lamentou o deputado Josias Gomes. “Temos que nos preocupar com a manutenção das cotas de importação já estabelecidas”, disse.

No que diz respeito ao Chile, a preocupação é com possível processo de exportação triangular. “A questão é a seguinte: o Chile não tem leite suficiente para o seu próprio consumo, sendo um país importador do leite da Nova Zelândia, da Argentina, do Uruguai, entre outros países, e, apesar disto, exporta leite para o Brasil, sendo necessária uma verificação de procedência a respeito desse leite exportado”, comentou Josias Gomes.

As reivindicações dos parlamentares da Comissão do Leite e dos produtores de leite brasileiros foram bem recebidas tanto no Mdic quanto no Mapa. “O que esperamos é uma proteção efetiva aos produtores de leite brasileiros, muitos deles produzindo com grandes dificuldades, na Bahia e nas demais Unidades da Federação, daí a audiência que mantivemos nos dois ministérios”, disse o deputado. “Temos certeza de que o governo brasileiro agirá com sapiência com relação a este caso”, concluiu.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também