Uma comissão externa da Câmara dos Deputados, autorizada pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), concluiu visitas de fiscalização a três hospitais federais do Rio de Janeiro, que passam por uma das maiores crises da história. A comissão visitou os hospitais Cardoso Fontes, Bonsucesso e Andaraí durante o último final de semana e nesta segunda-feira (3).
O deputado Chico D’Angelo (PT-RJ), que é médico e integrante da comissão, identifica o mesmo problema em todas as unidades: falta de profissionais. “A rede pública federal do Rio de Janeiro vive uma situação grave de não reposição de profissionais e carência grande de serviços importantes por esse motivo. E, com isso, a população sofre. Faz parte dessa lógica de desmonte dos serviços públicos que vem sendo adotada por esse governo ilegítimo”.
Chico ressalta que um dos centros de atendimento a vítimas de queimaduras mais importantes do país e o mais importante do estado, o de Queimados, que fica no Hospital do Andaraí, também sofre com a falta de profissionais para atendimento. “Os médicos e profissionais de saúde estão aposentando e não existe reposição, não são feitos novos concursos”.
Nesta terça-feira (4), o grupo se reunirá para produzir um relatório e decidir quais medidas podem ser tomadas junto ao Ministério da Saúde para que a situação seja normalizada. Chico D’Angelo chama atenção para a participação dos Conselhos Regionais de Medicina e Enfermagem, que acompanharam todas as visitas e também vão produzir um relatório que será entregue à comissão.
Assessoria Parlamentar