O deputado Beto Faro (PT-PA) voltou a ocupar a tribuna da Câmara para denunciar “a gravíssima” situação da violência e da impunidade no Estado do Pará.
Recentemente, dez trabalhadores rurais foram assassinados pela Polícia Militar do Estado em Pau D’Arco. “Mais recentemente, anteontem, foi assassinada uma liderança sindical de Moju, representante também das comunidades quilombolas do município. E nós não vemos o Governo se mexer para elucidar esses crimes, colocar na cadeia os responsáveis, inclusive para inibir novos crimes tão graves como os que têm sido cometidos no nosso Estado”, disse.
Alertou o deputado Beto Faro que esta situação de violência hoje ocorre também nas vilas, não só nos grandes centros. “Estive, neste final de semana, em Bujaru, um município com uma população pequena, onde, anos atrás, vivíamos com portas e janelas abertas e todo mundo se conhecia. Hoje o índice de violência é gravíssimo, com assalto a mão armada durante o dia. Assim como ocorreu nesse final de semana no município de Bujaru, ocorre no município de Acará.
Segundo ele, não há por parte da Secretaria de Segurança Pública, nenhum tipo de planejamento para inibir isso, “nenhum trabalho ou organização planejada por parte da segurança pública para que possamos resolver essa situação”, lamentou.
“Por que não levar as Forças Armadas para o Estado e as ações que são estabelecidas pelo Governo Federal para os municípios? Por que não fazer isso? Não precisa. Como não precisa? Vai precisar quando? Quantas pessoas precisam ser assassinadas?
Nós precisamos ter efetivamente um aporte forte para essa questão da violência. Temos que acordar, temos que nos mexer. Não dá para continuar essa situação de violência, de impunidade”, defendeu.
PT na Câmara