O grito por democracia que sai da garganta de milhares de militantes e filiados do Partido dos Trabalhadores não é só retórica. Democracia é a marca do PT, que encontrou na fundação do partido, em 1980, o caminho para a construção desse ideal. Mas esse grito democrático não é só para fora do partido, internamente, o PT é a única sigla que implantou o Processo de Eleição Direta (PED) como mecanismo de escolha da direção partidária em todos os níveis.
De acordo com a Secretaria de Organização do PT Nacional, votaram no último PED municipal 307.191 mil filiados. Os mais de 300 mil filiados escolheram 8.920 delegados para a etapa estadual que elegeram 600 delegados para o 6° Congresso Nacional que começa nesta quinta-feira (1) e se encerra no dia 3 de junho com a eleição da nova direção e do substituto do presidente Rui Falcão.
Para o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP) “o Congresso é importante para reorganizar nossa atuação e dar uma nova dimensão política ao Partido dos Trabalhadores”.
Observou Zarattini que essa reunião congressual ocorre em um momento em que o país enfrenta um governo que não tem condição de continuar à frente do Brasil. Para ele, as propostas antinacionais e antipopulares que o governo ilegítimo de Michel Temer tenta enfiar goela abaixo do povo brasileiro, com retiradas de direitos e entrega do patrimônio nacional, precisam de uma resposta.
“Nessa conjuntura, temos que encontrar uma saída para o Brasil que seja democrática e essa saída é a das Diretas Já. Por isso, propomos em nome da bancada do PT que o congresso assuma a palavra de ordem: antecipação das eleições com eleições gerais o mais rápido possível para devolver ao povo o direito de escolher o seu governo e retomar o desenvolvimento econômico do país”, salientou Zarattini.
PED – Ao analisar o momento ímpar na vida do maior partido político de esquerda da América Latina, o vice-presidente nacional da legenda, deputado José Guimarães (PT-CE) disse que o PED é o espelho que reflete o que é o Partido dos Trabalhadores. “O PED hoje está sendo visto como algo mobilizador e de reencantamento da nossa militância espalhada por esse país afora. Disputamos o PED em 3 mil municípios. Qual é o partido que consegue estruturar um processo de eleição direta como o PT? ”, provoca Guimarães.
Para ele, o processo eleitoral do partido é um momento de reafirmação e de “profundas” mudanças que o PT precisa fazer. “Essa é uma exigência da realidade, da nossa base e da conjuntura política do País”, disse Guimarães.
Analisou ainda Guimarães que fracassaram todas as tentativas de setores conservadores e ultrarreacionários da sociedade brasileira que, junto com parte da mídia, atuaram contra e, depois, decretaram o fim do Partido dos Trabalhadores.
“As práticas recorrentes desses setores, capitaneada pelo ex-senador do DEM, Jorge Bornhausen, que anunciou na tribuna do Senado, o fim ‘dessa raça’, não logrou sucesso. Além das recentes pesquisas que revelam que o PT possui lugar cativo no coração de mais de 22 milhões de brasileiros”, comemorou Guimarães que também é o líder da Minoria da Câmara dos Deputados.
Benildes Rodrigues
[divider style=”shadow” top=”30″ bottom=”30″]
Começa nesta quinta-feira (1º) e segue até o próximo dia 3, em Brasília (DF), o 6º Congresso Nacional do PT – Marisa Letícia Lula da Silva. O evento, que reunirá 600 delegados e delegadas de 26 Estados e do Distrito Federal, elegerá, além do novo presidente do partido, os novos integrantes da Executiva Nacional e do Diretório Nacional do PT.
O evento terá a participação de membros do Diretório Nacional, presidentes estaduais do PT, governadores, deputados federais, deputados estaduais, prefeitos(as), vice-prefeitos(as), vereadores(as) e convidados internacionais. O 6º Congresso Nacional do PT contará ainda com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff.
Confira a programação completa:
QUINTA-FEIRA – 1º de junho
10h00 – Abertura do Credenciamento
16h00 – Aprovação do Regimento Interno
18h30 – Abertura Solene
Atividade cultural – Show com Chico César
SEXTA-FEIRA – 2 de junho
9h00 – Abertura dos Trabalhos
12h00 – Almoço
12h30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas titulares 13h30 – Grupos de trabalho
14:30 – Fim do credenciamento de delegados e delegadas suplentes
18h00 às 20h00 – CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PT/FPA:
– “Os golpes de novo tipo na América Latina e o Caso Lula” o Conferencistas:
José Pepe Bayardi- SRI da Frente Ampla do Uruguay
Emir Sader- sociólogo Brasil
Pablo Colantuono – jurista Argentino
Valeska Zanin – advogada brasileira
Cristiano Zanin – advogado brasileiro
SÁBADO – 3 de junho
9h00 – Abertura dos trabalhos
– Plenária deliberativa
– Apresentação das Candidaturas e Chapas e Votação
– Encerramento
Tgs: 6º Congresso do PT, programação, Lula, Dilma, PT, Congresso nacional
[/padding]
[divider style=”shadow” top=”30″ bottom=”30″]
Foto: divulgação