Benedita é relatora de comissão sobre direitos dos trabalhadores domésticos

benedita da silva1409_D2A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) foi indicada nesta quarta-feira (21), relatora da Comissão Especial que vai analisar proposta de emenda à Constituição (PEC 478/10) , que estabelece igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores. A proposta revoga o parágrafo único do artigo 7º da Constituição que permite essa diferenciação de tratamento.

“Na próxima reunião vou apresentar um roteiro de trabalho priorizando a contribuição dos parlamentares e da sociedade civil organizada para o debate. Pretendo propor ainda a realização de uma série de audiências públicas para colher essas sugestões, visando a construção de um relatório que resgate essa dívida histórica que o país tem com os trabalhadores domésticos”, destacou Benedita.

A eleição para o cargo de presidente da comissão ocorreu sob polêmica. Alguns membros do colegiado, incentivados pelo deputado Onix Lorenzoni (DEM-RS), defenderam o apoio ao candidato do PMDB, Marçal Filho (MS), mas com o deputado Vítor Paulo (PRB-RJ) como relator. Na ocasião, Benedita da Silva, apoiada pelo PT e PMDB, lembrou o acordo tradicional que existe na Câmara, de alternância entre os principais partidos da casa, no revezamento na presidência e relatoria das Comissões.

Após ser indicada relatora pelo presidente eleito, Benedita usou mais uma vez a palavra para reafirmar seu compromisso com os trabalhadores domésticos. “Não teria sentido eu voltar a esta casa se eu não tivesse a oportunidade de lutar em defesa dos trabalhadores domésticos do Brasil, classe da qual já fiz parte, com muito orgulho”, destacou.

Direitos – De acordo com o deputado Antônio Carlos Biffi (PT-MS), membro da Comissão Especial, a ação é justa e visa mudar o regime jurídico desses trabalhadores, beneficiando aproximadamente sete milhões de trabalhadores domésticos em todo o país.

“O debate para equiparar esses direitos trabalhistas deve garantir direitos fundamentais como o FGTS, Seguro Desemprego e pagamento de hora extra. Já externei o meu apoio aos colegas da comissão para que, juntos, possamos agregar força e, em um curto espaço de tempo, finalizar essa questão”, ressaltou Biffi.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também