Dilma na ONU: aplaudida lá e elogiada aqui

DILMA_ONU_ORGULHODiversos deputados e deputadas petistas elogiaram o discurso da presidenta Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, realizado nesta manhã de quarta (21). Aplaudida inúmeras vezes durante o seu pronunciamento, a presidenta do Brasil foi a primeira mulher a discursar na abertura dos trabalhos do encontro mais importante da ONU.

“Com a defesa corajosa da criação do Estado Palestino e da melhor distribuição de renda no mundo, a presidenta Dilma se firmou como estadista mundial. Foi um discurso maravilhoso”, comemorou o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

“Um pronunciamento digno, à altura do nosso País, representando o Brasil e deixando-nos orgulhosos”, resumiu o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), da tribuna da Câmara.

A deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) elogiou o fato de o discurso da presidenta ter iniciado e terminado sob o ponto de vista da questão de gênero e sob a perspectiva da mulher. “Além de ter apresentado ao mundo a sua postura de chefe de Estado e a sua capacidade de falar ao mundo em nome do Brasil, a presidenta Dilma Rousseff honrou as mulheres de ponta a ponta do País ao demonstrar a sua clareza quanto às questões de gênero e quanto ao papel da mulher. Com o seu pronunciamento, a presidenta mostrou ao mundo que é preciso abrir espaço para as mulheres, para protagonismo político destas que compõem a maioria da população”, afirmou Marina.

A abordagem dos temas de política externa foi considerada muito positiva pelo deputado Fernando Ferro (PT-PE). “O tom afirmativo, corajoso e, acima de tudo, responsável com que ela tratou a política externa engrandece o Brasil. Foi muito expressiva a sua defesa do Estado Palestino, que é uma posição histórica do Brasil em relação aos conflitos no Oriente Médio, e, ao mesmo tempo, a inserção das economias emergentes, como o Brasil, na nova ordem mundial. O discurso da presidenta esteve à altura desse momento e do papel que o Brasil desempenha nas conquistas econômicas e sociais que temos apresentado ao mundo”, realçou Ferro.

Por sua vez, a deputada Luci Choinacki (PT-SC) também deu ênfase à defesa da ampliação da participação feminina nos espaços de poder. “Ela frisou que as mulheres e crianças são as maiores vítimas das desigualdades sociais, guerras, violência doméstica e da precariedade na saúde pública, e que um ponto fundamental para a reversão desse quadro é aumentar a participação feminina nas instâncias decisórias”, enalteceu Luci.

Já o deputado Claudio Puty (PT-PA) saudou “a demonstração de clareza e postura de estadista da Presidenta Dilma no sentido de convencer as nações do norte do globo a tentarem uma saída coordenada para essa crise, porque não há possível saída democrática sem que haja uma coordenação entre as grandes economias”.

A necessidade de ampla união para que a crise econômica possa ser superada, bem como as alternativas para enfrentar esse cenário, foi um ponto destacado pelo deputado Geraldo Simões (PT-BA). “Dilma chamou a atenção do mundo para o fato de que a crise não pode ser resolvida por um grupinho de países em ambiente fechado. Ela quer a participação de todos na discussão dessa crise global. E colocou um componente que o mundo não está acostumado a observar: o de combater a crise com estímulo à economia, geração de emprego, aumento de salário, obras – como o PAC – e mais recursos para a área social”, frisou Simões.

Outro deputado baiano, Valmir Assunção (PT-BA), também ocupou a tribuna da Câmara para exaltar o discurso da presidenta. “Isso é um fato importante para o povo brasileiro, que merece esse registro, até porque a presidenta Dilma defendeu combater a desigualdade, a miséria e, ao mesmo tempo, reconhecer o Estado Palestino”, declarou Valmir.

Assista ao vídeo e leia a íntegra do discurso da presidente Dilma (clique aqui).

Rogério Tomaz Jr.

 

Link sobre discurso da Presidente Dilma Rousseff: http://migre.me/5KUpX

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também