Deputados petistas defendem fim do voto secreto

praciano2009_D1Com a presença de representantes de entidades da sociedade civil e de parlamentares de diversos partidos foi relançada nesta terça-feira (20), a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto. Em nome da bancada, os deputados Domingos Dutra (PT-MA) e Praciano (PT-AM), integrantes da coordenação, reiteraram a importância do colegiado. O principal objetivo da Frente é lutar pela aprovação da proposta de emenda à Constituição ( PEC 349/01), que visa abolir o voto secreto no Congresso Nacional.

“Se a atividade parlamentar é publica, temos que ser transparentes. Não há sentido em manter o voto fechado, até porque 90% das votações no parlamento são abertas e apenas quando se fala em cassações e derrubada de veto há essa exceção. Temos que abrir o voto em todas as circunstâncias”, defendeu Dutra.

Além do parlamento, Dutra também cobrou mais transparência nos atos do poder judiciário, que, segundo ele, tem deixado a desejar.

Para o deputado Praciano, também coordenador da Frente de Combate à Corrupção da Câmara, o trabalho em defesa do voto aberto é fundamental para o aprimoramento da democracia. “Essa frente vai aperfeiçoar a democracia brasileira, que precisa de mais transparência nos atos do parlamento”, alertou.

Também estiveram presentes no ato de lançamento da Frente os deputados Fátima Bezerra (PT-RN) e Amauri Teixeira (PT-BA). Entidades como a OAB, CNBB, Movimento de Combate à Corrupção, Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conam) e Sindicato Nacional dos Docentes de Ensino Superior (Andes), também manifestaram apoio ao colegiado que já conta com a adesão de 205 deputados.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também