Petistas elogiam ações “revolucionárias” do Ministério de Ciência e Tecnologia

bonh - newton - carvalho - joao p lima_D1Diversos deputados da Bancada do PT usaram a tribuna da Câmara para elogiar a reunião com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, ocorrida na quinta-feira (15). O ministro apresentou aos petistas detalhes do plano estratégico e das ações em curso da sua pasta. Além disso, Mercadante defendeu o uso dos recursos provenientes da exploração do pré-sal para o fortalecimento de objetivos que garantam a continuidade do desenvolvimento do País para as gerações futuras.

Na opinião do deputado Bohn Gass (PT-RS), o País precisa diminuir a dependência do exterior nesta área. “Precisamos fazer com que o Brasil não tenha apenas transferência de recursos para pagar pesquisa e tecnologia de fora do Brasil. A atração de empresas de fora para desenvolver tecnologia brasileira é o grande sentido que está sendo trabalhado pelo ministro Mercadante”, pontuou Bohn Gass.

O deputado Newton Lima (PT-SP) disse ainda na reunião da bancada com o ministro que as ações do MCTI são “revolucionárias” e propôs o fortalecimento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), inclusive com mudanças na natureza deste órgão, de modo a facilitar o seu trabalho de fomento à ciência, à tecnologia e à inovação.

Outro que elogiou a gestão do MCTI foi o deputado João Paulo Lima (PT-PE). “Foi com muita alegria, e não surpreendido, pela qualidade do ministro Mercadante e também pelo empenho da presidenta Dilma, que pudemos conhecer em detalhes o trabalho do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está promovendo uma ‘revolução’ nesta área e contribuindo muito para que o Brasil possa galgar dimensões de um país de primeiro mundo, com inclusão social, desenvolvimento regional, educação científica e tecnológica cada vez melhor, diversidade e sustentabilidade de fontes energéticas, entre outros aspectos que nos ajudarão na tarefa de construirmos um Brasil com um futuro muito promissor”, destacou João Paulo.

SUS e desertificação – Durante a reunião da bancada do PT com o ministro Mercadante, o deputado Assis Carvalho (PT-PI) evidenciou a importância da tecnologia a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS) e na preservação ambiental e recuperação de áreas de desertificação no sul do Piauí. Assis Carvalho alertou ao ministro que cerca de cinco cidades do Piauí sofrem os efeitos da desertificação, com áreas, inclusive, que já correm risco de desaparecer e pediu apoio para garantir investimentos com o objetivo de aplicar novas tecnologias na recuperação dessas áreas do sul do estado. Mercadante orientou o deputado a entrar em contato com o Instituto Nacional do Semiárido (Insa), para que este possa estudar possibilidades de aplicação de tecnologia que promovam o estancamento ou a diminuição do processo de desertificação.

O parlamentar também solicitou maior atuação do MCTI junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), no sentido de desenvolver equipamentos e softwares que possam garantir eficiência nos serviços de saúde.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), “o Brasil tem que avançar cada vez mais na questão da tecnologia. E essa é a visão que o ministro tem”.

Rogério Tomaz Jr. com Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também