Parlamentares defendem políticas públicas para pessoas com anemia falciforme

amauri_beneA Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) aprovou nesta quarta (14) requerimento dos deputados Amauri Teixeira (PT-BA) e Benedita da Silva (PT-RJ) para a realização de seminário com o objetivo de debater políticas públicas para pessoas com anemia falciforme. O evento será realizado no dia 7 de outubro, em Salvador.

 

Para o seminário foram convidados representantes do Ministério da Saúde, Secretaria Especial de Política de Promoção da Igualdade Racial, Secretarias de Saúde de Salvador e do Estado da Bahia, Federação Nacional da Associação de Pessoas com Doença Falciforme, Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas, Comissão de Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia e Comissão de Reparação da Câmara de Vereadores de Salvador.

Dados da triagem neonatal mostram que no país nascem cerca de 3.500 crianças por ano com doença falciforme, numa relação de 1 bebê a cada 1.000 nascimentos. A Bahia apresenta a maior incidência no Brasil, com um caso a cada 650 nascimentos, e estima-se a existência de 10 mil portadores da doença em todo o Estado. “São pessoas que necessitam de atendimento especializado e acesso qualificado ao serviço de saúde”, afirmou Amauri Teixeira.

O diagnóstico precoce, acompanhamento regular com equipe de saúde, além de suporte social podem reduzir e até evitar agravos e complicações.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também