Dr. Rosinha é indicado vice-presidente do Parlasul

drrosinha_dest2Em reunião nesta terça-feira (13), a representação brasileira indicou, por unanimidade, o deputado Dr. Rosinha (PT-PR) como vice-presidente do Parlamento do Mercosul (Parlasul), representando o Brasil. Na mesma reunião, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) foi eleito presidente da representação brasileira no Parlasul.

Rosinha se declarou bastante feliz com a escolha. “Acredito que esta indicação, ainda mais de forma unânime, por parlamentares de todos os partidos, é um reconhecimento do meu trabalho e do meu compromisso com a construção do Parlasul”, disse o deputado.

O paranaense, que já ocupou a presidência e a vice-presidência do Parlasul, tem como principal bandeira a estruturação do órgão. “Vou trabalhar com afinco para que tenhamos, no tempo mais breve possível, concursos públicos para admitirmos os funcionários do Parlasul. Além disso, precisamos garantir também uma sede adequada ao funcionamento deste órgão”, afirmou Rosinha, que integrará a Mesa Diretora juntamente com o atual presidente do Parlamento, o paraguaio Mendoza Unzain, e os vice-presidentes indicados por Argentina e Uruguai.

O senador Roberto Requião (PMDB-PR) foi eleito com 15 votos e concorreu com a senadora Ana Amélia (PP-RS), que obteve 10 votos, e o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que conquistou cinco.

Segundo Rosinha, a realização da primeira sessão deste ano do Parlasul ainda depende de um entendimento com os demais países do bloco a respeito de uma possível reforma do Regimento Interno do Parlamento.

Isso porque a bancada uruguaia só aceitaria dar posse aos parlamentares brasileiros depois de uma mudança nas regras de votação, que garantisse maior proteção aos interesses dos países com bancadas menores, Paraguai e Uruguai.

A partir deste ano, como nova etapa do processo de implantação do parlamento, o Brasil passará a ser representado em Montevidéu, sede do Parlasul, por 37 parlamentares, enquanto a Argentina passará a ter 26. Paraguai e Uruguai manterão suas bancadas atuais de 18 parlamentares cada.

Dr. Rosinha disse ainda que aguardaria, para breve, uma proposta concreta de mudança no regimento. Essa proposta poderá ser debatida pelos integrantes da representação brasileira durante a próxima reunião do grupo, marcada para terça-feira (20).

Rogério Tomaz Jr. com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também