Petistas analisam Enem e cobram compromisso da oposição

valdenor e artur1_D1Deputados da Comissão de Educação da Câmara analisaram o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) divulgado nesta semana. Eles avaliaram que o fato de não haver escolas estaduais e municipais entre as cem melhores no Enem e de somente 13 escolas públicas federais aparecerem no ranking não invalida o “sucesso” do exame e das políticas públicas implantadas pelos governos Lula e Dilma Rousseff.

Para o deputado Waldenor Pereira (PT-BA) as políticas implementadas pelos governos Lula e Dilma terão repercussão a médio prazo, a exemplo da política de formação de professores, em andamento, da política salarial do magistério e da construção de muitas escolas pelo País, além das políticas d e transferência de renda.

Waldenor lembrou que em muitos estados e municípios são os próprios opositores do Governo que resistem em aplicar o piso salarial dos professores, luta que vem desde o governo do ex-presidente Lula. “Esta mesma oposição que critica os resultados do Enem , em nada contribui para melhorar os indicadoras da educação no País”, disse.

O deputado Artur Bruno (PT-CE) lembrou que o resultado deste ano, em relação ao Enem anterior, mostrou avanço no desempenho das escolas públicas. “Evidentemente que há necessidade de melhorar bastante o nível da escola pública , mas não dá para dizer que só porque a escola é publica, não é boa!”, disse.

Também o deputado Artur Bruno lembrou a importância da implementação pelos estados do piso salarial dos professores, conquista que muitos estados resistem em acatar.

O desempenho dos alunos melhorou em relação ao Enem anterior. A nota média geral das escolas subiu de 501,58 em 2009 para 511,21 em 2010 e a participação dos alunos que concluíram o ensino médio regular no ano anterior passou de 45,8% em 2009 para 56,4% em 2010.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também