PT vai comandar comissões de Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente e Direitos Humanos

presidentesComissoes

O Partido dos Trabalhadores, segunda maior bancada da Câmara com 58 deputados, vai presidir três comissões permanentes da Casa nesse ano de 2017. O líder da bancada, deputado Carlos Zarattini (SP), anunciou que o partido optou pelas comissões de Desenvolvimento Urbano, que será comandada pelo deputado Givaldo Vieira (ES); de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que será presidida pelo deputado Nilto Tatto (SP); e a de Direitos Humanos e Minoria, que terá à frente o deputado Paulão (AL).

A instalação das comissões ocorrerá na manhã desta quinta-feira (23). Às 9h30, no plenário 16, a de Desenvolvimento Urbano; às 11h30, no plenário 8, a de Meio Ambiente; e também às 11h30, no plenário 9, a de Direitos Humanos e Minoria.

O deputado Zarattini explicou que a escolha dos representantes das comissões temáticas que analisam as proposições em tramitação na Câmara, antes da sua apreciação em plenário, é resultado de muitas negociações na bancada e no Colégio de Líderes. Ele afirmou que o PT foi contemplado com as presidências que a bancada entende como fundamentais pela conjuntura política atual.

“Estamos vivendo, por exemplo, muitos conflitos na área da moradia popular, uma vez que o governo golpista praticamente paralisou o Minha Casa, Minha Vida e queremos fazer esse debate”, afirmou o líder, se referindo à escolha da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Sobre a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, o líder Zarattini destacou que ela será fundamental para tratar de problemas urgentes no Brasil como a questão do agronegócio, da extinção de reservas ambientais e do aumento das áreas desmatadas. “Nós temos denúncias nesse sentindo que precisam ser averiguadas e o colegiado será um instrumento importante para esse acompanhamento.

O PT presidir a Comissão de Direitos Humanos e Minoria é uma tradição – o colegiado foi criado, inclusive, por solicitação de deputados do PT. O líder Zarattini disse que, infelizmente, no Brasil ainda é uma coisa comum o desrespeito aos direitos humanos, aos direitos da minoria, ou da maioria, como as mulheres, que são desrespeitadas permanentemente. “Por isso, é muito importante termos um colegiado no qual se possa combater esse desrespeito”, afirmou.

Abaixo um breve perfil dos deputados do PT que comandarão as comissões neste ano de 2017:

Meio Ambiente – Nilto Tatto traz na bagagem para comandar a Comissão de Meio Ambiente a sua atuação como co-fundador do Instituto Socioambiental, onde foi diretor executivo e coordenador de programas. Entre outros projetos, o deputado coordenou projetos e pesquisa de recuperação de mananciais, manejo florestal, planejamento territorial, geração de trabalho e renda, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável, reconhecimento de territórios de populações tradicionais.

O deputado Tatto também já foi palestrante em eventos no Brasil e no Exterior (América Central, África, EUA e Europa) sobre biodiversidade, Mata Atlântica, Amazônia, populações tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, caiçaras), cooperativismo, agricultura familiar, agroecologia, produção de alimentos (roças tradicionais), movimento Slow Food, mudanças climáticas, água, reflorestamento, alternativas energéticas e mineração.

Desenvolvimento Urbano – O deputado Givaldo Vieira assumirá o comando da Comissão de Desenvolvimento Urbano com a experiência de quem já foi vice-governador do Espírito Santo, na gestão de 2011 a 2014, quando teve atuação destacada na coordenação de projetos do governo Capixaba, como o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo (Proedes). Na vice-governadoria ele também foi o coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), no seu estado.

Direitos Humanos – O deputado Paulão é um antigo militante e defensor dos direitos Humanos. É dele a autoria do projeto de lei que criou a Comissão Permanente de Direitos Humanos na Assembleia Legislativa de Alagoas, no período em que ocupou mandato de deputado estadual. É dele também a lei que autoriza a divulgação de fotos de pessoas desaparecidas no Diário Oficial do Estado. No período em que atuou com vereador, na Câmara Municipal de Maceió, foi autor de projeto que limita o tempo de espera na fila dos bancos.

Vânia Rodrigues

Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100