Em discurso na Câmara dos Deputados durante a sessão de terça-feira (21), o deputado João Daniel (PT-SE) externou sua preocupação com os efeitos causados pela Operação Carne Fraca, deflagrada na última sexta-feira, pela Polícia Federal. O parlamentar afirmou que vem acompanhando essa operação e é a favor que todas as denúncias sejam apuradas, investigadas e todos tenham total direito de defesa. No entanto, ressaltou, as notícias que estão vindo de fora do Brasil sinalizam o fim das exportações de carnes brasileiras.
“Foi arrasado o setor de carne no Brasil, um dos mais modernos e importantes do mundo”, observou o deputado petista. A Operação Carne Fraca investiga fraudes em vendas de carne. De acordo com as investigações, fiscais do Ministério da Agricultura recebiam propina para liberar licenças sem realizar a fiscalização adequada nos frigoríficos.
João Daniel acrescentou que tem uma preocupação, desde o início da Operação Lava Jato e as tentativas de inviabilizar o segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff, por estar em curso um grande desmonte da nação brasileira.
“É preciso que a nação não tenha autonomia, não tenha o BNDES, não tenha a Petrobras e as grandes empresas do agronegócio. Esse é o desmonte. Grande parte do Congresso Nacional, bancada pelo agronegócio, sonhava que a vida inteira a Rede Globo e a grande mídia estariam ao lado dela. Não está. Na hora que tiver que desmontar essa nação, ela desmonta”, avaliou, ressaltando que grande parte da elite brasileira mora nos Estados Unidos, assiste teatro em Paris e do Brasil quer apenas as suas riquezas.
Para o deputado João Daniel, é preciso que a Polícia Federal e o Ministério da Justiça apurem esse caso, mas, ressaltou, o que se criou com essa operação está dentro de um cronograma de desmonte do projeto nacional iniciado há mais de 12 anos nos governos Lula e Dilma. O parlamentar acrescentou que na Câmara há em tramitação três grandes projetos que terminam por desmontar a nação, que são as reformas Trabalhista e Previdenciária e também o projeto da Terceirização. “Com mais essas operações contra o BNDES, contra a Petrobras e as empresas que geram emprego, caminharemos para um país sem futuro e com milhões de desempregados”, completou.
Assessoria Parlamentar
Foto: Gustavo Bezerra
Mais fotos: www.flickr.com/photos/ptnacamara