O deputado Nilto Tatto (PT-SP) anunciou, em pronunciamento no plenário, o lançamento nesta quinta-feira (16) de uma plataforma virtual http://www.chegadeagrotoxicos.org.br para permitir a participação da sociedade nos debates do projeto de lei (PL 6670/12), que propõe a Política Nacional de Redução dos Agrotóxicos (PNaRA). A proposta determina que o Brasil reduza de forma progressiva a utilização de agrotóxico na produção agrícola, pecuária, extrativista e nas práticas de manejo dos recursos naturais.
“Nessa plataforma vamos absorver as demandas dos setores de trabalhadores e consumidores urbanos que não querem mais se alimentar com veneno. O Brasil é hoje um dos maiores consumidores de agrotóxicos, que contaminam o solo, os mananciais e o alimento que chega na casa dos brasileiros.
Queremos a participação da população na campanha para a aprovação deste projeto, pois precisamos buscar um caminho de desenvolvimento que seja sustentável e valorize a vida. Então, é uma campanha em defesa do alimento sadio”, explicou o deputado Nilto Tatto.
A PNaRA é uma iniciativa popular de organizações e entidades da sociedade civil e foi apresentada ao Congresso Nacional em novembro de 2016. A sugestão foi aprovada pela Comissão de Legislação Participativa e tramita como o PL 6670/16. Uma comissão especial deverá analisar o mérito da proposta.
Gizele Benitz
Foto: GustavoBezerra/PTnaCâmara