Em sessão solene realizada na Câmara dos Deputados parlamentares discursaram sobre a Campanha da Fraternidade de 2017 organizada pela Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB).
O deputado Luiz Couto (PT-PB) lembrou que juntamente com a questão ambiental a campanha de 2017 focaliza a importância de respeitar os povos nativos “com suas identidades culturais, seus costumes e suas terras tantas vezes ameaçadas em nosso tempo”.
O Deputado Federal Vicentinho (PT-SP) aproveitou para alertar sobre a PEC 215 que acaba com a demarcação de terras indígenas “A campanha vai esbarrar de novo em interesses econômicos”, disse.
No mesmo sentido, a deputada Erika Kokay (PT-DF) afirmou que “a natureza não pode ser objeto de construção do lucro”. O deputado Nelson Pelegrino (PT-BA) destacou a responsabilidade da Câmara para com o tema “essa casa é muito importante, na medida em que aqui são votadas as leis que podem proteger ou desproteger os biomas, que podem proteger ou desproteger as comunidades que vivem nesses biomas”, afirmou.