Comitê da Verdade será lançado em Goiânia

Marina_GOA deputada Marina Sant’Anna (PT-GO) será a representante da Câmara dos Deputados no ato de lançamento do Comitê Goiano da Verdade – Memória e Justiça, que será realizado nesta quinta-feira (11), em Goiânia.

Ela foi designada à representação pelo presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), como missão oficial. O objetivo do comitê popular é pressionar o Congresso Nacional a aprovar a criação da Comissão Nacional da Verdade que examinará graves violações de direitos humanos cometidas no período da ditadura militar no Brasil.

O lançamento do Comitê será às 19 horas, no auditório do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (Praça Cívica, Rua 82, nº 455, Setor Sul, Goiânia-GO). Composto por 18 instituições e entidades da sociedade civil, o Comitê Goiano da Verdade é um dos 20 constituídos nos Estados da federação com o objetivo de pressionar a Câmara dos Deputados a votar e aprovar já o Projeto de Lei 7.376, de 20 de maio de 2010, de iniciativa do Poder Executivo, que cria a Comissão Nacional da Verdade. De acordo com o texto do projeto, a Comissão visa a “examinar e esclarecer as graves violações de direitos humanos praticadas no período” da ditadura militar, “a fim de efetivar o direito à memória e à verdade histórica e promover a reconciliação nacional”.

No ato de lançamento, será feita a leitura de um manifesto que reafirma a luta pela instituição imediata da Comissão Nacional da Verdade e historia os abusos cometidos por representantes do próprio aparelho de Estado, como esquartejamentos, perseguições, prisões, torturas, assassinatos e desaparecimentos políticos. Dentre os assassinados e desaparecidos em Goiás, registra o nome de 15 que atuaram no combate ao ‘tempo de chumbo’. O documento ressalta a luta do Comitê Goiano da Verdade “para que a Comissão Nacional da Verdade cumpra o seu papel, possibilitando a recuperação da memória e destruição da mentira utilizada para proteger agentes da repressão” e conclama a população goiana e brasileira, seus movimentos sociais, organizações da sociedade civil, partidos políticos e a imprensa a somarem-se à luta pela memória, verdade e justiça social no Brasil.

Compõem o Comitê Goiano da Verdade (que continua recebendo adesões): Associação dos Anistiados de Goiás (ANIGO); Associação Brasileira dos Advogados do Povo (ABRAPO); Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU); Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Goiás; Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Goiânia; Comissão de Mortos e Desaparecidos na Guerrilha do Araguaia; Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil; Deputada Estadual Isaura Lemos (PDT-GO); Deputada Federal Marina Sant’Anna (PT-GO); Deputado Estadual Mauro Rubem (PT-GO); Instituto Brasil Central (IBRACE); Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH); Pró-Central de Movimentos Populares de Goiás; PUC-Goiás (PDH-ETG-Proex); Sociedade do Samba Sebastião Saraiva Magalhães (SOSSAM); União Goiana dos Estudantes Secundaristas (UGES); Universidade Federal de Goiás – Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos (NIE-PDH/UFG); Vereadora Cidinha Siqueira (PT-GO).

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também