Prevenção e combate ao uso de drogas têm debates pelo país

luiz couto-D2O deputado Luiz Couto (PT-PB) coordenou seminário promovido pela Comissão Especial de Políticas Públicas de Combate às Drogas realizado em João Pessoa, na segunda-feira (8). O debate fez parte de uma série de reuniões para discutir nos Estados a prevenção ao uso de drogas, tratamento e acolhimento de dependentes químicos e sua reinserção social.

” As drogas não podem ser tratadas como um caso isolado, e sim como parte de um esquema do crime organizado; lavagem de dinheiro; tráfico de armas e munições e roubo de cargas. Infelizmente, acabamos pagando os salários dos maus policiais que não combatem o crime, mas dão suporte as bocas de fumo e estão a serviço dos traficantes”, enfatizou.

O parlamentar registrou ainda as experiências “positivas” realizadas pelas comunidades terapêuticas na recuperação de milhares de jovens, e sugeriu a colaboração do Poder Público para impedir que a juventude seja “dizimada” pelos narcotraficantes.

” Esse trabalho não é apenas do Poder Público. Precisamos da ajuda das famílias, das escolas, de vários segmentos da sociedade civil e das redes sociais. A falta de conhecimento leva os jovens às drogas pela empolgação e o prazer, sem saber os males que causam. Mais tarde, eles percebem que destruíram suas vidas e dignidade”, afirmou.

Luiz Couto defendeu o trabalho preventivo, a fim de evitar que as drogas cheguem ao seu destino e evite gastos com a recuperação dos dependentes químicos. Segundo ele, a repressão atinge 10% do tráfico de drogas.

“Precisamos de um novo projeto de Segurança Pública no País, que invista em tecnologia, na inteligência e faça um trabalho de investigação que impeça que os crimes aconteçam. Atuamos apenas quando o problema está no estágio avançado”, concluiu.

Os seminários de Combate às Drogas prosseguem nas Assembleias Legislativas dos Estados. Nesta quinta-feira (11), em Campo Grande (MT) e na sexta (12) em Porto Alegre (RS). Os debates estão na agenda da comissão especial da Câmara que analisa a política de drogas e o combate ao crack no país.

Ivana Figueiredo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também