Obra e vida de Florestan Fernandes são lembradas no Senado

Paim_GustavoBA Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDHLP) do Senado realizou nesta segunda-feira (8) uma audiência pública para homenagear a vida e a obra do sociólogo Florestan Fernandes. Florestan foi deputado federal pelo PT durante a Assembleia Nacional Constituinte (1987-1990) e na legislatura seguinte (1991-1995).

O senador Paulo Paim (PT-RS), presidente da CDHLP, propositor da atividade, justificou a homenagem pela necessidade de se manter viva a memória do sociólogo. “Florestan Fernandes é um ícone. Ele foi um guerreiro contra todo tipo de preconceito e um amante da liberdade, da justiça e da igualdade. Os seus ensinamentos precisam ser reproduzidos cada vez mais para que os movimentos sociais, a juventude e toda a sociedade conheçam mais o que ele pregava”, afirmou o senador.

A proposta de Paim, apoiada pelo senador Cristovam Buarque (PDT-DF), é realizar esta homenagem todos os anos. “Assumimos o compromisso de realizar, todos os anos, uma sessão de homenagem a Florestan Fernandes para que possamos debater os seus ideais, sobretudo a visão de uma sociedade de iguais em direitos”, complementou o petista.

O jornalista Laurez Cerqueira, ex-assessor parlamentar de Florestan Fernandes e autor de livro sobre o sociólogo, se mostrou preocupado com a falta de debate sobre a obra de Florestan. “Estão querendo esconder a obra de Florestan Fernandes, não apenas na mídia, mas também na academia. Por isso é tão importante uma atividade como esta no Senado, que contribui para manter vivo o seu legado”, declarou Cerqueira, que foi um dos expositores convidados para a audiência pública, ao lado de representantes de movimentos sociais e do meio universitário.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também