Comissão pode debater em RO criação de piso salarial dos agentes de saúde

PTonA Comissão Especial instituída há um mês na Câmara dos Deputados para oferecer um parecer ao projeto de lei (PL 7495/ 2006), que trata de regulamentar artigos da Constituição e instituir o Piso Salarial Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate ás Endemias, poderá discutir o projeto em Rondônia.

 

A solicitação foi feita pelo deputado Padre Ton (PT-RO) e Federação Rondoniense dos Agentes de Saúde, presidida por Joel Sena Dutra.

Membro titular da Comissão, o deputado Padre Ton apresentou requerimento para realização de um seminário no estado “a fim de ouvir os mais diversos setores envolvidos no tema, como representantes do governo federal, estadual e municipal e principalmente os principais interessados, os agentes de saúde”. O requerimento está na pauta da sessão desta terça-feira (12), a partir das 14 h.

Joel Dutra e a tesoureira da Federação Rondoniense dos Agentes de Saúde estiveram com o deputado Padre Ton esta semana, em Brasília, quando conversaram sobre o assunto.

Segundo Joel, atuam em Rondônia 3 mil agentes de saúde, mas o ideal seriam 4.185 para oferecer uma cobertura de 100% nas regiões do estado. Existem 271 equipes de trabalho implantadas, mas o ideal seriam 623. “Os municípios precisam contratar mais gente”, diz Joel.
Sobre o salário, Joel diz que a “briga” dos agentes hoje é instituir ao menos um piso equivalente a dois salários mínimos. “O governo federal repassa hoje 1,4 mínimo. Queremos chegar pelo menos a 2”, declara. O piso vai acabar com as disparidades de salário existentes em todo o Brasil.

Ao PL 7495/2006 foram apensados cerca de 18 projetos de lei que versam sobre diversos interesses dos agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. Seu objetivo é regulamentar a emenda constitucional 63, promulgada pelo Congresso Nacional em fevereiro de 2010, e que trata não apenas do piso mas também do regime jurídico, regulamentação das atividades e plano de carreira das duas categorias.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também