Berzoini: Indústria nacional terá papel estratégico no pré-sal e no setor de defesa

bfO presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP) previu hoje (10) a ampliação, sem precedentes, da capacidade tecnológica da indústria nacional com o início da exploração do petróleo na camada do pré-sal e o reaparelhamento das Forças Armadas previsto na Estratégia Nacional de Defesa. Segundo o parlamentar, a retirada e o refino do óleo vão exigir a implantação de novas tecnologias pela Petrobrás e seus fornecedores.

 Além disso, de acordo com Berzoini, a transferência de tecnologia militar prevista no acordo Brasil-França levará a um reforço na atuação de empresas nacionais ligadas ao setor. “O fortalecimento da indústria nacional e a ampliação de sua capacidade tecnológica é uma das vertentes estratégicas do governo Lula”, disse Berzoini

Segundo estimativas da Petrobrás, nos próximos cinco anos a companhia vai precisar de 40 novas plataformas para exploração do petróleo do pré-sal, mas a indústria nacional tem capacidade de fabricar apenas 28. O deputado lembrou que, para suprir essa demanda, o governo tem o lastro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Brasil, que podem financiar fornecedores nacionais desse equipamentos.”O interesse nacional está acima de tudo”, reforçou o parlamentar.

O deputado lembrou que, no caso dos equipamentos militares, que obrigatoriamente serão desenvolvidos no Brasil em razão do acordo de transferência de tecnologia militar a ser firmado com a França, a indústria nacional de defesa ganhará conhecimentos hoje detidos somente por países desenvolvidos. “As gigantescas reservas de petróleo do pré-sal e a nova tecnologia militar a ser absorvida pelo Brasil projetam um quadro de prosperidade jamais alcançado pelo País, que poderá chegar em breve a um inédito patamar de desenvolvimento econômico com geração de emprego e renda com justiça social”, previu Berzoini.

O deputado  alertou que o reforço à indústria nacional é decisão estratégica anunciada pelo presidente Lula desde a campanha eleitoral de 2002. O parlamentar lembrou que, quando assumiu a Presidência da República, o presidente cancelou a importação de plataformas, navios e outros equipamentos petrolíferos programados pelo governo FHC.

“O novo marco regulatório do pré-sal vai estimular indústria nacional, como ocorre nos acordos na área de defesa com a França”, disse Marroni.

Para o parlamentar, o principal desafio é assegurar condições para que o conjunto da indústria nacional naval tenha capacidade de atender à demanda exigida para a construção dos equipamentos de defesa.”São detalhes que terão de ser acertados entre o governo e o setor privado, dentro da lógica de fortalecimento do setor petroleiro nacional”, lembrou o parlamentar.

Equipe Informes

 

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100