Rui Falcão alerta para importância de mobilização popular por reforma política

Lider_reuniao_deps_PTO presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirmou hoje (6) que o partido vai continuar empreendendo ações em todo o País visando uma mobilização popular para envolver toda a sociedade no debate sobre a reforma política.
A afirmação de Falcão foi feita ao núcleo da bancada do PT que trata do tema, o líder Paulo Teixeira (SP) e os deputados Henrique Fontana (RS), Rubens Otoni (GO), Ricardo Berzoini (SP) e o líder do Governo na Câmara em exercício, José Guimarães (CE).

Conforme relato de Henrique Fontana (relator da Comissão Especial que cuida do tema), um dos pontos centrais da reforma política, para o PT, é o financiamento público exclusivo de campanhas eleitorais. Com essa modalidade de financiamento, além da diminuição dos custos, os gastos das campanhas ficarão mais transparentes, ponderou o parlamentar. “Precisamos de mudanças estruturais, que garantam ao Brasil uma democracia forte e qualificada”.

Ele defende como melhor sistema o proporcional misto. Uma das possibilidades cogitadas é permitir ao eleitor dois votos: um para a escolha do partido de sua preferência, outro para escolher o deputado ou vereador .

Henrique Fontana (PT-RS), ainda não fechou seu relatório, previsto para ser apresentado nesta quarta-feira. Conforme a Agência Câmara, ele poderá apresentar, nesta tarde, um anteprojeto para começar os debates sobre o texto que será votado. Está definido, no entanto, que as propostas só valerão para as eleições de 2014. Fontana continua negociando com todos os partidos vários pontos de seu relatório.

Equipe Informes

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também