Comissões da Câmara rejeitam convocação de Mercadante

gilmar machado-D1As Comissões de Ciência e Tecnologia e Fiscalização Financeira e Controle da Câmara rejeitaram nesta quarta-feira (29) requerimentos que propunham a convocação do ministro Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) para falar sobre reportagem da revista Veja sobre a suposta tentativa de compra de dossiê nas eleições de 2006. O vice-líder do governo na Câmara, deputado Gilmar Machado (PT-MG) alertou que o tema em questão é meramente político, de fato passado, já investigado e arquivado nas instâncias competentes. “Uma comissão que tem a relevância nacional como a Ciência e Tecnologia não pode perder o seu foco. Este não é o foro para questionar resultado da eleição de 2006”, afirmou.

O deputado Emiliano José (PT-BA) acrescentou que a proposta era equivocada do ponto de vista regimental e de mérito. O PSDB insiste nesta disputa política porque não tem projeto para o País. Está vivendo da volta ao passado, pegando carona em matéria de uma revista como a Veja que vive de fontes e fatos mortos. Essa denúncia já é assunto morto e enterrado. O PSDB e a Veja têm que parar de revirar o cemitério”, afirmou.

O deputado Sibá Machado (PT-AC) enfatizou que o pedido de convocação era inconstitucional, além de ferir o regimento interno da Casa. “Comissão temática só pode convocar ministro para tratar de tema pertinente ao colegiado, o que não é o caso. E essa denúncia já foi devidamente investigada, esclarecida e arquivada”.

Os deputados petistas Newton Lima (SP) e Carlinhos Almeida (SP), e a deputada Luiza Erundina (PSB-SP) também criticaram a tentativa de politização da comissão e fizeram questão de citar o caráter, a seriedade, a retidão e a contribuição que o ministro Mercadante já deu ao País. “É preciso ter razoabilidade na luta política. Já participei inclusive de campanhas eleitorais com o Mercadante e nunca, em momento algum, ele procedeu de forma questionável”, afirmou Erundina.

A Comissão de Ciência e Tecnologia, por negociação do deputado Gilmar Machado, conseguiu ainda reformular outros dois requerimentos que tentavam convocar o ministro. Em um dos casos será convocado o diretor do Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica para falar sobre a estatal e no outro o convocado será o responsável pela empresa binacional ACS.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também