Zé Geraldo propõe seminário para debater reforma agrária na Amazônia

ze geraldo1805_D1O deputado Zé Geraldo (PT-PA) apresentou, esta semana, requerimento nas comissões da Amazônia e do Meio Ambiente propondo a realização de seminário para debater a reforma agrária na região amazônica. Em discurso no plenário, o parlamentar informou que esteve reunido com lideranças de vários movimentos sociais, além de prefeitos e autoridades do governo federal, para discutir problemas relacionados aos assentamentos rurais no estado do Pará.

 

Zé Geraldo falou sobre a demora no assentamento das famílias cadastradas no Incra do Pará e anunciou que mais de mil famílias camponesas poderão ser removidas da terra onde vivem devido à demarcação da terra indígena Cachoeira Seca. “São mais de mil famílias que já se encontram na terra há 10 ou 20 anos, algumas até mais, e que agora, com uma portaria da Funai para demarcar Cachoeira Seca, terão que ser removidas. Nos municípios de Uruará e Placas já há mais de mil famílias inscritas no Incra para serem assentadas há 5 anos e até agora não há assentamentos para elas”, disse Zé Geraldo na tribuna da Câmara.

Segundo Zé Geraldo, os estados da região Norte possuem características que demandam elementos especiais para que os projetos de reforma agrária possam prosperar. “Nós estamos diante de uma situação na região Norte, principalmente no Pará, que merece uma atenção especial do governo federal, principalmente do Ministério do Planejamento, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Incra, para que possamos dar rapidez à solução desses problemas”, avalia o deputado.

“Um dos erros que têm ocorrido ao longo desses últimos 30 anos é o governo assentar as famílias distantes das cidades, das rodovias. Essa distância, por si só, inviabiliza os assentamentos. Prova disso é que hoje, depois de 10, 20 anos, algumas famílias assentadas acabam vendendo a sua propriedade e comprando uma chácara, uma pequena propriedade à margem de uma cidade, para que a vida melhore”, afirmou o parlamentar, que vive num assentamento de reforma agrária no município de Medicilândia, cortado pela rodovia Transamazônica, a cerca de 90Km de Altamira.

Zé Geraldo propôs que o seminário ocorra em agosto, mas as comissões do Meio Ambiente e da Amazônia ainda precisam apreciar o requerimento do deputado e, em caso de aprovação do mesmo, definir a data.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também