Diocese de Goiás comemora primeiros assentamentos da reforma agrária

assentamento agrario_D1A Diocese de Goiás e a Comissão Pastoral da Terra realizam neste sábado (25), a 7° Festa da Colheita, um momento de comemoração e partilha dos trabalhadores rurais. É a celebração da colheita dos frutos que a terra e a luta organizada dos camponeses trazem. Neste ano de 2011, a 7° Festa da Colheita será realizada no município de Goiás, mais precisamente no Assentamento Mosquito, que junto com o Assentamento São João do Bugre, completa 25 anos.

 

São os dois primeiros assentamentos de reforma agrária do estado de Goiás, conquista que foi decisiva para a continuação de um processo de busca da democratização da terra e justiça no campo.

A Festa é também um espaço de resgate de elementos da cultura camponesa, como catira, fiandeiras, folias. Ali são apresentados os frutos da terra, a produção que os agricultores levam como arroz, milho, mandioca, banana, hortaliças.

Será entregue durante a Festa o Prêmio Dom Tomás Balduíno a pessoas e entidades da região que se empenham na luta pela reforma agrária, direitos humanos, meio ambiente.

A deputada Marina Sant’Anna (PT-GO), que foi advogada da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e atuou na época (década de 1980) em apoio aos trabalhadores rurais sem terra, participará da festa, no Assentamento Mosquito.

Já estão confirmadas as presenças de Dom Tomás Balduíno (Bispo Emérito da Cidade de Goiás), de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Pastoral da Juventude Agrária, além de lideranças políticas e dos movimentos sociais.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também