Janete aponta prioridades da bancada feminina para final do semestre

janete pieta-D2A Coordenadora da Bancada Feminina da Câmara, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), apresentou as principais demandas das parlamentares para até o final do semestre legislativo que se encerra no dia 17 de julho.

Entre os objetivos está o de assegurar no relatório final da Comissão da Reforma Política, maior participação das mulheres na vida política do país, além da discussão sobre a eleição da nova coordenação da bancada.

“A bancada feminina quer que a reforma política assegure às mulheres uma participação paritária com a dos homens, independentemente da adoção da lista ou de outra forma de participação. As mulheres desejam ser representadas de acordo com a representação que detêm na sociedade, que é superior a 50% da população”, afirmou a deputada. As sugestões da bancada feminina foram protocoladas na última sexta-feira (17), na Comissão da Reforma Política da Câmara.

Janete Rocha Pietá disse que apesar de particularmente defender a posição do PT sobre a adoção da lista fechada e pré-ordenada (com respeito à participação das mulheres e das minorias), essa não é uma posição de consenso entre as deputadas. “O objetivo que unifica a bancada feminina é igualar homens e mulheres, não apenas no momento da apresentação das candidaturas, mas também ao garantir a efetivação da representação feminina, com a garantia da eleição de mulheres em igual número ao de homens, na proporção de 50% para cada gênero”, defendeu.

Outro ponto destacado pela coordenadora da Bancada Feminina é a discussão de como ficará a coordenação do colegiado para o próximo mandato e qual será a sua duração, já que seu mandato termina neste semestre. Segundo Janete Rocha Pietá, há duas propostas a serem analisadas. A primeira é a eleição de uma coordenadora para um mandato tampão, que começaria logo após o atual semestre legislativo, e terminaria em fevereiro de 2012. Na segunda alternativa, o colegiado escolheria a coordenadora para exercer o mandato de um ano.

Representatividade – Segundo dados deste ano da organização suíça União Interparlamentar, o Brasil aparece em 108º lugar em participação parlamentar feminina em um ranking de 187 países. Na atual legislatura na Câmara, as mulheres representam 8% do total de deputados.

Agenda – A bancada feminina tem reunião marcada para esta terça-feira (21). Na oportunidade a deputada Erika Kokay (PT-DF) apresentará a contribuição da bancada feminina à comissão especial da Reforma Política. Na próxima semana, o colegiado se reúne com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. O encontro será na terça-feira (28), às 16h30, na sala de reuniões da Mesa Diretora da Câmara.

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também