Dia do Refugiado: Luiz Couto registra acolhimento pelo Brasil

O deputado Luiz Couto (PT-PB) registrou em plenário a passagem do Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, instituído pela ONU em 2001. De acordo com Luiz Couto, dez anos depois a data é marcada por uma constatação. “O relatório anual sobre a situação dos refugiados relativo a 2010 mostra que a rejeição aos estrangeiros e imigrantes nos países industrializados desviou o fluxo do refúgio para os países em desenvolvimento. Hoje, eles acolhem 80% das pessoas sob os cuidados do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados”, disse.

O Brasil, acrescentou Luiz Couto, “tem sido um espaço para receber pessoas que vêm de outros países por questões políticas”.

Campanha – Para marcar a data, o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) lançou na América Latina e Espanha uma campanha com o slogan “Vamos calçar os sapatos dos refugiados e dar o primeiro passo para entender sua situação”.

A campanha faz parte da estratégia de visibilidade e comunicação do ACNUR na região das Américas para promover a tolerância e a integração dos refugiados, constituindo-se, assim, em uma das prioridades da agenda de proteção da organização.

Gizele Benitz

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também