O Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou na quinta-feira (16) as representações do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) contra os anúncios publicitários das cervejarias Kaiser, Itaipava e Devassa, determinando a reestruturação da campanha da Itaipava.
Também ficou decidido o arquivamento da representação contra a Kaiser e a continuidade da veiculação da campanha da Devassa.
A assessoria do Conar informou que a reformulação ocorrerá porque o conselho de ética da entidade acatou os argumentos enviados pelo deputado petista.
As peças publicitárias julgadas foram “Promoção Kaiser dá Jogo”, da Kaiser; “Injusto é levantamento de peso ser considerado esporte e levantamento de copo não”, da Devassa; e “Churrasco e Futebol”, da Itaipava.
Os três processos instaurados foram motivados a partir de denúncias de Paulo Pimenta, que solicitou a suspensão das propagandas por entender que desrespeitavam as regras do Conar, como as que vedam eventuais apelos à sensualidade na constituição do principal conteúdo da mensagem e a associação do consumo do produto ao desempenho de qualquer atividade profissional.
“Na França, o conteúdo da propaganda divulga as características do produto: origem, sabor e teor alcoólico”, comentou o deputado, fazendo referência a um modelo de publicidade de cerveja que, em sua opinião, deveria ser seguido pelo Brasil.
Assessoria Parlamentar