Conar julga peças publicitárias de cervejas; Pimenta alerta para transgressão de lei

PauloPimenta_plenarioO Conselho de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julga nesta quinta-feira (16), às 10h, representações contra anúncios publicitários das cervejarias Kaiser, Itaipava e Devassa. Os três processos instaurados foram motivados a partir de denúncias do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que solicitou a suspensão de qualquer propaganda “em desrespeito às próprias regras do Conar”.

As peças publicitárias a serem julgadas são, “Promoção Kaiser dá Jogo”, da Kaiser; “Injusto é levantamento de peso ser considerado esporte e levantamento de copo não”, da Devessa; e “Churrasco e Futebol”, da Itaipava. Para instauração do processo, segundo o Conar, foram apontados pelo deputado Pimenta elementos concretos que classificam os anúncios como “eventuais transgressores” das normas éticas do Conselho.

Com relação às propagandas da Kaiser – que utiliza a imagem do técnico da Seleção Brasileira – e da Devassa, Pimenta cita o anexo de bebidas alcoólicas do Conar, que veda “a associação do consumo do produto ao desempenho de qualquer atividade profissional”.

O comercial da Itaipava, que mescla a exibição de mulheres de biquínis, atividades esportivas – futebol – e explora ambientes sociais, como rodas de churrasco, de acordo com Pimenta, fere os parágrafos do texto do Conar que estabelecem que “eventuais apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem”; e o que determina que “não serão utilizadas imagens, linguagem ou argumentos que sugiram ser o consumo do produto sinal de maturidade ou que ele contribua para maior coragem pessoal, êxito profissional ou social, ou que proporcione ao consumidor maior poder de sedução”.

Assessoria Parlamentar

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